Recebo nesse episódio Wendel Miranda , empresário e proprietário do grupo WM, que possui atualmente 3 condecorações internacionais, udo isso fruto dos sonhos do empresário. Mas antes disso já passou por diversas profissões, entre elas; Músico, cobrador de ônibus, segurança, caixa de super mercado, motorista, e ajudante de obras até ser o dono de sua própria empresa de construção civil.
No começo de tudo, Wendel sonhava em ser cobrador de ônibus, com 7 anos de idade, o garoto escapava da escola para dar uma volta de ônibus.
“Eu tinha essa conexão com o ônibus que não conseguia explicar” comentou Wendel.
Oficialmente Wendel iniciou sua vida no mercado de trabalho aos 16 anos, como segurança de fila na lotérica da cidade, e ali ele começou um dos pontos mais essenciais de quem está no mercado: a observação.
Em paralelo, ele também era músico, já viajou o Brasil com bandas, e nos contou um pouco sobre a experiência que não se arrepende de ter vivido: “Meus amigos falam que um dia eu estava tão cansado de trabalhar e depois tocar, que em um carnaval o dono da banda colocou um ‘case’ pra eu sentar e eu toquei dormindo!”
Os valores que ele adquiriu passando por lugares, profissões, pessoas e experiências foram inúmeras, e Wendel deixa isso bem visível nesse bate-papo.
Sempre acreditou que seu futuro não se limitaria a sua realidade. Porém teve sabedoria para esperar o tempo certo, e em meio a uma crise virou o jogo e se tornou um empresário:
“Se tem uma crise, os grandes estão em crises e é a hora dos pequenos aparecerem” disse Wendel.
Claro, falamos sobre a mente humana , e como Wendel ficou a cabeça de Wendel no período em que trabalhava com milhares de coisas, o empresário conta que começou a desenvolver uma compulsão alimentar e chegou a 125 quilos. Mas ele não deixou a ansiedade e angústia pararem ele:
“Eu tinha esse sentimento, a ansiedade e a angústia não podem me parar”
Buscou a ajuda de Deus através do conselho da mãe e resolveu cuidar da saúde, mas mesmo resolvendo esses problemas, ele ainda sentia que algo estava errado, e então foi diagnosticado com TDAH e ansiedade:
“A falta de acesso à saúde mental me deixou com essas sequelas sociais, por exemplo eu quando criança, brinquedo nenhum montado, minha hiperatividade não é com atitudes, mas sim mental, eu estava aqui conversando com você pensando no trabalho”
Durante todo o episódio e o tempo em que conheço Wendel, ele sempre apresenta suas vivências e sua mudança é nítida pra quem o conhece a mais tempo e está no dia a dia.
O testemunho que Wendel carrega é cheio de inspiração, ele faz questão de citar Deus em sua vida, e afirma que depressão, ansiedade e TDAH não é sobre a “falta” de Deus:
“Muitas pessoas já ouviram que a depressão é falta de Deus? E não é não queria que vocês vissem eu a 1 ano atrás, não é a mesma pessoa não, literalmente de corpo, alma, em todos os aspectos, então eu deixo pra vocês um testemunho que está totalmente ao contrário do que eu venho fazendo ao longo desse tempo (…) seu propósito não é ficar em cima de uma cama com depressão, tem muito útil coisa que você pode fazer, poxa imagine você dar seu testemunho” incentivou o convidado dessa semana.
A vida de Wendel Miranda é uma dádiva, e eu fiz questão de compartilhar com vocês essa pessoal incrível que eu conheci. Assista ao episódio completo e não perca.
Veja Também
A comunicação como protagonista: a jornada de Jo Ribeiro
Ana Lisboa: fundadora do Movimento Feminino Moderno e CEO do Instituto Conhecimentos Sistêmicos
O exercício pleno da atuação, com Bruno Fagundes
A tristeza como precursora da verdade: a aceitação da frustração, com Juliana Arabage
“A morte é igual a vida vista por outra consciência”, Heloísa Périssé e a fé na jornada