Outro dia recebi uma pergunta em uma live: “Dra. Anna, preguiça pode ser sintoma de medo do sucesso?” Achei essa pergunta excepcional por muitos motivos. E vou explicar todos eles a seguir.
Para começar: o medo da mudança é inerente ao ser humano. Primeiro precisamos falar do medo da mudança, um medo que atinge a maioria das pessoas, em maior ou menor grau.
Acontece que o ser humano carrega um medo instintivo do desconhecido, mesmo que esse desconhecido seja uma vida maravilhosa.
“Nossa, Anna, mas você está dizendo que as pessoas têm medo de ter uma vida boa?” Sim, é exatamente isso que estou dizendo! O desconhecido, seja ele qual for, costuma ser assustador.
A cabeça da pessoa se enche de questionamentos, como: “Será que vou conseguir lidar com todas as responsabilidades que esse sucesso vai me trazer? Será que vou conseguir lidar com a opinião dos outros? Será que eu vou dar conta de tudo?”
E sabe o que geralmente acontece depois desses questionamentos? Autossabotagem. Nos sabotamos porque temos medo do sucesso, ou seja, do desconhecido.
Existem muitos exercícios que podemos fazer para trabalhar isso – quadro de visualizações, afirmações positivas, reprogramação de crenças limitantes…
Acredite em mim: se você não lidar com o medo do desconhecido, não conseguirá atrair o sucesso porque você estará em um conflito vibracional!
O Conflito Vibracional
Vou usar uma analogia de que gosto muito para explicar esse tal conflito vibracional. Imagine que você está em um restaurante e pede frutos-do-mar para o garçom. Logo em seguida, você fala: “Não quero mais, tenho medo de ser alérgico”.
O garçom apaga o pedido. Em seguida, você muda de ideia: “Não, eu quero sim. Não tenho alergia”. E depois muda de novo. Quanto mais você fica nesse conflito, mais atrasa o seu pedido com o garçom, não é?
O mesmo acontece com o que você quer manifestar na sua vida.
Imagine que existe uma imensa cozinha cósmica. Após fazer o seu pedido, você não pode ficar mudando de ideia, ou encontrando empecilhos para ele sair. Você pede, confia que o pedido será entregue e aguarda receber com confiança e sem ansiedade.
O nosso subconsciente é extremamente esperto. Ele cria inúmeras artimanhas para se blindar daquilo de que temos medo. Eu sempre brinco nos meus cursos presenciais que, na hora que vou falar exatamente aquilo que a pessoa precisa ouvir, o inconsciente cria uma vontade imensa de “fazer xixi”, bem naquele momento.
E então a pessoa sai da sala. Isso é ou não é uma pegadinha do subconsciente querendo se safar daquilo que você não está disposto a lidar naquele momento?
Curando a Resistência à Mudança
É por isso que muitas pessoas que estão buscando o sucesso, seja ele profissional, na vida amorosa, social… precisam trabalhar a resistência à mudança quando o sucesso demora muito para chegar.
Se a gente não se abrir para a mudança, a coisa toda não muda nunca.
Vou até relembrar uma das minhas frases preferidas: “Muitas pessoas preferem deixar o planeta do que mudar”. Profundo, não é? Não existe melhor forma de enfrentar esse medo do desconhecido do que o enfrentando diretamente.
Nos meus cursos presenciais, com turmas de até 40 pessoas, sempre encontro pelo menos uns cinco participantes que vêm me falar algo do tipo “estou pra vir desde a primeira turma”.
O que significa isso? O medo do desconhecido, a resistência à mudança!
Porque o subconsciente dessas pessoas sabe que elas entrarão de um jeito e sairão de outro. Entenda que uma parte nossa sempre tem medo do desconhecido e pode ser por isso que o sucesso naquela área da sua vida que insiste em não ir para frente está demorando tanto a chegar.
Agora, com uma luz colocada sobre o problema, você já pode começar a superá-lo… Amplie essa reflexão, procure se informar mais e mais sobre as energias vibracionais que emitimos – e como podemos torná-las mais elevadas e potentes, capazes de superar medos insuspeitados…
Lembre-se: sempre “enfrente” as mudanças e processos de cura interna com amor e respeito por você mesma.
Veja Também
Fuja das prisões em que tentam nos colocar, e que assumimos como crenças limitantes sobre nós
Vaidade ou segurança? Nuances das máscaras sociais que usamos sem perceber
Você anda falando mal de si mesma? Saiba como combater esse “eu negativo”
Como ser resiliente à ansiedade, esta epidemia do século 21
Muito além da genética: hábitos e ambiente social também modulam nossos genes