Passando pelo universo Paranormal hoje, com meu convidado Alexandre Ache, arquiteto, produtor, professor de cinema, apresentador e criador do maior podcast sobre espiritualidade livre do mundo, o Paranormal Experience, com mais de 1 milhão de inscritos e 150 milhões de visualizações. Atualmente, Ale trabalha em seu primeiro livro, “O Caminho Oculto do Medo”, com mais de 20 anos de estudos sobre o impacto e potencial do medo em nossas vidas.
Paranormal significa algo relativo a algo fora da normalidade e não pode ser explicado pela ciência, e sim, meu convidado entende muito sobre esse universo.
Começamos nosso papo falando sobre seu trabalho no podcast:
“Quando falamos sobre espiritualidade, tudo acontece primeiro no intangível, na não forma, na não coisa, na não existência que está fora da nossa matéria. O Paranormal Experience parte de uma premissa, que todos nós, seres humanos, vivenciamos o inexplicável, experimentamos o impossível. Todo mundo tem um momento na vida em que a fé, ou a falta dela, foi desafiada…. Então a premissa é justamente investigar isso, não do ponto de vista cético, mas sim entender como as coisas acontecem”, explica Ale.
Ligando com a mente, afinal a mente humana é o principal assunto do nosso podcast, e, claro, ferramenta de estudo do nosso convidado, ele acredita que a mente é um produto da consciência:
“Sem consciência não existe mente, mas sem mente existe consciência. Um anjo da guarda, por exemplo, seria uma consciência sem mente…. Na visão da espiritualidade livre, primeiro surge a nossa consciência, que seria alma ou espírito, e depois ocorre a junção desse corpo físico biológico, que seria a mente”, revelou Ale.
A mente é muito condicionada e é considerada um resultado de todas as experiências que passamos na vida, de acordo com o tempo, o medo, o trauma, momentos bons e tudo o que vivenciamos. Isso seria uma resposta a todos os momentos em que nos auto sabotamos ou somos sabotados pela nossa própria mente.
Quem me conhece sabe que espiritualidade e mentalidade andam juntas. Perguntei ao produtor qual é o segredo para uma espiritualidade saudável e finalizo este texto com uma pergunta que Ale me fez, deixando também um spoiler do que está por vir nessa conversa:
“Se eu te desse certeza de que você não iria fracassar, qual sonho você gostaria de realizar?”
E aí? Lembrou qual é o seu sonho e se reconectou com sua criança interior? Responda para nós nos comentários do Instagram ou do YouTube.
Veja Também
A comunicação como protagonista: a jornada de Jo Ribeiro
Ana Lisboa: fundadora do Movimento Feminino Moderno e CEO do Instituto Conhecimentos Sistêmicos
O exercício pleno da atuação, com Bruno Fagundes
A tristeza como precursora da verdade: a aceitação da frustração, com Juliana Arabage
“A morte é igual a vida vista por outra consciência”, Heloísa Périssé e a fé na jornada