A empresária Tati Oliva aprendeu, há muitos anos, que ter contatos é fundamental. Desde 2008, ela comanda a Cross Networking, empresa especializada em criar e gerenciar parcerias estratégicas entre marcas e pessoas para gerar valor compartilhado e resultados mensuráveis. Criadora da metodologia Crossability, já conectou negócios com centenas de marcas como Maizena, Tok&Stok, Palmolive, Riachuelo, Track&Field e Downy em projetos que resultaram em novos produtos, eventos, reposicionamento e aumento de vendas.
Santista que mora em São Paulo, Tati cresceu em uma família de empreendedores. O pai comerciante lhe ensinou que vender exige acreditar no que se oferece, mentalidade que a acompanharia por toda a vida. Formou-se em Direito, mas rapidamente percebeu que seu caminho estava em outro lugar. “Fiz Direito porque em Santos todo mundo fazia, mas nunca gostei. Logo comecei a trabalhar em comunicação e marketing”, lembra.
Durante anos, atuou no marketing promocional, acumulando experiência em grandes eventos e parcerias de marcas. A virada veio após o nascimento da segunda filha: “Percebi que para sair de casa, precisava trabalhar com algo que me inspirasse mais. E queria estar presente na vida das minhas filhas.” Foi então que Tati Oliva decidiu criar a própria empresa.
Entrada no empreendedorismo
Naquele ano, fundou a Cross Networking, que desde então desenvolve parcerias estratégicas para gerar valor real aos negócios. A partir de experiências bem-sucedidas nos eventos em que atuava, Tati estruturou o Crossability, metodologia que cruza oportunidades entre marcas com base em sinergia, propósito e potencial de resultados.
O modelo já viabilizou colaborações improváveis, como a união da marca de sabão Omo com a marca de moda Desgosto, que virou case global para a Unilever. A Desgosto trouxe uma identidade visual marcante em uma linha de roupas com estampas da Omo, que foi um sucesso de vendas. “O que ela [Omo] precisava era ter esse charme da moda, e a Desgosto, uma marca desse cheia de propósito, trouxe uma identidade visual que foi uma explosão. Deu soldout total e virou case global para a Unilever, porque é a primeira vez que as pessoas querem vestir uma marca de sabão em pó.”

Linha de roupas e acessórios criada na parceria entre Omo e Desgosto, que virou case global para a Unilever
Outra parceria importante foi entre a marca Maizena e Tok&Stok, que começou com uma edição limitada de latinhas com a embalagem icônica da Maizena e se tornou produto fixo. “Parceria não é só collab. É sentar na cadeira do outro, entender suas dores e querer ganhar junto”, resume.
Para Tati, mais do que gerar negócios pontuais, a Cross se propõe a criar relações duradouras. “Não é a qualquer custo. Relações que duram são construídas com verdade e propósito”, afirma. A empresa já atendeu nomes como Bimbo, Farm e Kopenhagen, aplicando o Crossability também a artistas, como o cantor João Gomes, que passou a associar sua imagem apenas a marcas alinhadas com seus valores.
Do negócio ao legado
Em 2023, a Cross faturou R$50 milhões. Mas Tati quer ir além: idealizou o Dia da Parceria, que, em 2025, chegou à segunda edição com grandes nomes do mercado, como a apresentadora e empresária Sabrina Sato. O projeto de lei para tornar a data oficial no calendário nacional já está em tramitação. “O Dia da Parceria nasceu para provocar uma reflexão: será que estamos sendo os parceiros que queremos encontrar no mundo?”, afirma.
Entre o comando da empresa e a participação no conselho da Holding Clube, Tati mantém a mesma convicção que guiou sua carreira: a colaboração pode substituir a lógica da competição.