Izabela Dolabela, ex-MasterChef, une criatividade e empreendedorismo na gastronomia

Da confeitaria artesanal ao It Kitchen, a ex-MasterChef soma cinco empresas e transforma a cozinha em palco de experiências autorais

Divulgação
Ex-MasterChef, a chef mineira aposta em inovação e experiências gastronômicas em São Paulo Foto: Divulgação

Aos 18 anos, Izabela Dolabela arriscava os primeiros passos no empreendedorismo com brigadeiros gourmet em Belo Horizonte. Ao lado de uma amiga, testava sabores e conquistava clientes. A experiência abriu caminhos para novos negócios e, hoje, além de manter cinco diferentes sociedades, ela soma ao currículo os títulos de ex-MasterChef e influenciadora digital.

Entre tantas atividades, foi na cozinha que o coração de Izabela se encontrou. Formada em direito, ela cursou gastronomia em paralelo e, da confeitaria artesanal aos menus autorais, investiu em especializações que ampliaram seu repertório e a levaram a ocupar lugares de destaque na área. “Nunca tive dúvidas sobre o que queria fazer na vida, mas precisei provar para muitas pessoas que era capaz”, afirma.

Sem enxergar a culinária como um ramo glamourizado, ela enfrentou julgamentos e lutou contra o machismo, tema que também abordou durante sua participação na primeira edição do MasterChef Profissionais, da TV Band.

Izabela não levou o prêmio, no entanto, conquistou ainda mais relevância nas redes sociais, canais que já usava com frequência antes de aparecer na TV. “Entrei na competição com 100 mil seguidores, porque compartilho minhas receitas, a forma de preparo e a rotina dentro da cozinha na internet desde sempre”, conta.

Mas algo mudou depois do programa, a cozinheira saiu mais confiante e, entre os participantes, encontrou um novo sócio que a levou de volta ao empreendedorismo. Antes, ela havia experimentado gerenciar uma brigaderia, uma empresa de massas caseiras para eventos e uma marca própria de consultorias. “Saí da brigaderia porque sentia falta de estar na cozinha, então criei o ‘Que Bela Pasta’ para atender clientes no hotel da minha mãe, e a vida foi acontecendo depois”, lembra.

Izabela escolheu se aventurar em São Paulo, mudando de estado e assumindo novos desafios como cozinheira, chef e empresária. Foi nesse período que ela viveu, pela primeira vez, a rotina completa de um restaurante, consolidando sua visão sobre gastronomia e abrindo caminhos para projetos cada vez mais autorais e criativos. “Nunca projetei meus próprios passos, mas sempre acreditei na direção que estava seguindo”, destaca.

A rotina de chefiar diferentes praças na cozinha fez a chef evoluir rapidamente. Com o bom resultado, Izabela passou a investir em outras empresas, ampliando sua atuação no mercado. “Passei a me perguntar: ‘como ser diferente?’ e quando encontrava uma resposta, investia”, diz.

Hoje, Izabela é sócia de cinco diferentes marcas, incluindo a Lowko Sorvete, a Compotas Ibá, a Artse Vinhos e o It Kitchen, seu empreendimento mais recente, lançado há dois anos em sociedade com mais dois profissionais, Thomas Simon e Luisa Zogbi.

It Kitchen

Localizado na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista, o espaço foi projetado para receber o público por meio de eventos, mas o que o diferencia dos demais lugares é a culinária, que é a verdadeira protagonista do It Kitchen.

Estruturado como uma casa contemporânea e acolhedora, o ambiente alia sofisticação e funcionalidade. Cada detalhe foi pensado para transmitir a essência do lugar, que também serve como cenário para gravações de conteúdo e experiências criativas.

De acordo com Izabela, o It Kitchen é a resposta para inúmeros pedidos. “Queríamos um espaço que unisse gastronomia, afeto e criatividade, e que fosse além de um restaurante tradicional.”
Mais do que servir pratos, a proposta é criar momentos que impulsionam bons encontros, seja em eventos intimistas, projetos corporativos ou produções audiovisuais. “No último mês, realizamos ao todo 20 eventos, com marcas de destaque nacional e internacional, como Google, LinkedIn e Meta”, conta.

Para o cardápio, as chefs Izabela e Luisa Zogbi elaboram combinações de pratos e selecionam cuidadosamente os ingredientes, prezando sempre pela qualidade e pelo sabor das receitas. “O menu é sempre feito por uma de nós, essa é a graça de ter um empreendimento em sociedade com outra chef de cozinha.”

Com capacidade para atender até 100 convidados, o espaço tem se destacado pela hospitalidade e experiências gastronômicas em São Paulo. “Nosso objetivo é ser um lugar fora do padrão das salas de reunião ou hotéis e onde a cozinha seja um ponto de integração entre as pessoas”, conclui.