Projeto apoiará 600 empreendedoras impactadas pelas enchentes no RS

Iniciativa do Instituto Lojas Renner e da Cielo oferece capacitação e recursos financeiros para negócios de moda e beleza

Matheus Prestes / Divulgação / CP
Foto: Matheus Prestes / Divulgação / CP

Mais de 600 mulheres que foram afetadas pelas enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, terão apoio para reconstruir seus negócios no setor de moda e beleza. O projeto Impulsiona Empreendedoras Gaúchas, lançado pelo Instituto Lojas Renner em parceria com a Cielo, é a quarta edição do programa Impulsiona Cielo e conta também com o apoio do Governo do RS por meio do programa Avança Mulher Empreendedora, com informações da Exame.

Segundo dados do Sebrae-RS, mais da metade dos pequenos negócios impactados ainda não haviam se reestruturado totalmente até abril de 2025. Cerca de 84% dos empreendedores relataram falta de recursos próprios para a reconstrução e 50% enfrentaram dificuldade de acesso a crédito. Entre os microempreendedores individuais, 13% encerraram definitivamente suas atividades.

Diante desse cenário, o programa busca não apenas fortalecer negócios existentes, mas também estimular novos empreendimentos como alternativa de renda para mulheres que perderam seus empregos formais. O curso apresentará trilhas de conhecimento com capacitações presenciais e remotas, com foco em gestão, marketing, vendas e planejamento sustentável, além de mentorias e acesso a recursos financeiros.

Para Eduardo Ferlauto, Diretor Executivo do Instituto Lojas Renner, “apoiar o empreendedorismo feminino é fundamental não apenas para a reconstrução de territórios, mas também para o desenvolvimento contínuo de toda a sociedade. Essa iniciativa se soma a uma série de ações que temos mobilizado para apoiar a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024, reafirmando nosso compromisso com a autonomia e o protagonismo feminino, bem como com a reconstrução coletiva”, disse à Exame.

Angelica Peres, Head de Gente, Gestão e Performance da Cielo, acrescenta: “Acreditamos que o desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com a promoção da equidade de gênero e com o apoio a territórios em situação de vulnerabilidade. Com o Impulsiona Empreendedoras Gaúchas, queremos contribuir para que mais mulheres possam transformar suas habilidades em negócios sustentáveis, gerando renda e reconstruindo a confiança após um período tão desafiador para o estado”. 

O programa é destinado a mulheres com mais de 18 anos que empreendem nas áreas de moda e beleza e moram em regiões impactadas pelas enchentes. As inscrições estão abertas até 10 de setembro por meio do formulário disponível neste link.