Deu Match: A Rainha de Apps de Namoro estreou na Disney+, na última sexta-feira (19), e conta a história de Whitney Wolfe Herd, a empresária por trás da criação de dois dos aplicativos de namoro mais conhecidos do mundo: Tinder e Bumble. Estrelado por Lily James, o filme conta sua trajetória que, em meio a diversos percalços, fez dela a mulher mais nova a se tornar bilionária e a conseguir levar sua empresa para o mercado de ações nos Estados Unidos.
O lançamento de Deu Match reforça um tema que vem ganhando cada vez mais destaque nas telas: histórias de mulheres que assumem o controle de suas carreiras e transformam suas ideias em negócios de sucesso. Seja na moda, na tecnologia ou na saúde, filmes e séries baseados nas histórias reais dessas empreendedoras têm se tornado cada vez mais comuns.
Confira a seguir uma seleção de obras que destacam a trajetórias dessas mulheres que, mesmo diante de obstáculos, acharam uma forma de inovar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho:
Joy: O Nome do Sucesso (2015)
O filme é baseado na história real de Joy Mangano, inventora do Miracle Mop, um esfregão de limpeza revolucionário que se tornou um fenômeno de vendas e transformou sua vida, fazendo dela uma das empresárias de maior sucesso nos Estados Unidos.
Com a participação de Jennifer Lawrence, a narrativa mostra sua persistência em empreender, desde a criação de uma coleira fluorescente quando era adolescente, até o sucesso do Miracle Mop, que em sua primeira aparição na TV vendeu mais de 18 mil unidades.
Coco Before Chanel (2009)
Interpretado por Audrey Tautou, o filme mostra os passos de Gabrielle Chanel em direção ao seu sucesso na indústria da moda desde sua juventude à criação de sua marca icônica. A obra revela como “Coco” Chanel revolucionou a moda feminina, mostrando seu início como chapeleira até a criação de roupas que desafiavam as normas sociais em um momento que os ideais de emancipação feminina começavam a emergir na sociedade.
É uma história sobre inovação, visão estratégica e a força de uma mulher que decidiu não se contentar com os limites impostos pelo ambiente ao seu redor.
Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker (Netflix, 2020)
Essa minissérie em quatro episódios narra a vida de Sarah Breedlove, mais conhecida como Madam C.J. Walker, a primeira mulher afro-americana a se tornar milionária por conta própria.
Baseado no livro On Her Own Ground, de A’Lelia Bundles, a série mostra a luta de Sarah, interpretada por Octavia Spencer, em uma época na qual as mulheres quase não tinham lugar no mundo dos negócios, ainda mais mulheres negras. Em meio a diversas barreiras, ela conseguiu se firmar e construir um império de produtos de beleza e cuidados com o cabelo, transformando a vida de outras mulheres negras ao gerar empregos e mais oportunidades para elas.
The Dropout (Hulu/Disney+, 2022)
Passando para uma empreitada que não teve um final muito inspirador, a série é baseada na história real de Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos, empresa de tecnologia na área da saúde. Apesar de controvérsia, a trajetória de Holmes, interpretada por Amanda Seyfried, traz lições sobre ambição, inovação e os limites éticos que podem surgir no mundo dos negócios.
É um retrato intenso do que acontece quando talento e visão colidem com decisões questionáveis, fazendo com que milhões de pacientes coloquem sua vida em risco pela defesa de uma ideia inovadora.
Girlboss (Netflix, 2017)
Inspirada na vida de Sophia Amoruso, fundadora da marca de moda vintage Nasty Gal, a série mostra como uma jovem empreendedora constrói seu negócio a partir do zero.
Girlboss retrata os desafios de liderar uma startup, equilibrar vida pessoal e profissional e lidar com fracassos e conquistas. Com Britt Robertson no papel da protagonista, a série traz uma visão realista do mundo do empreendedorismo feminino.