Bari Weiss assume a liderança da CBS News após aquisição pela Paramount Skydance

Jornalista e fundadora da The Free Press promete imprimir sua visão de “jornalismo independente” em uma das redes televisivas mais tradicionais dos Estados Unidos

AP News/Ted Shaffrey
Antiga jornalista e colonista do The New York Times, Beri Weiss assume a liderança da CBS Foto: AP News/Ted Shaffrey

Em um movimento estratégico para reposicionar a CBS News, divisão de notícias da rede de televisão estadunidense CBS, a Paramount Skydance anunciou na segunda-feira (6) a aquisição da plataforma de mídia independente The Free Press, fundada por Bari Weiss, por US$150 milhões. Como parte do acordo, Weiss assumirá o cargo de editora-chefe da CBS News, mantendo também sua posição como CEO da newseller.

A decisão marca uma mudança importante na liderança de um dos veículos mais tradicionais do jornalismo norte-americano. Weiss, que nunca havia atuado em televisão, iniciou sua carreira na revista Tablet e passou pelo Wall Street Journal antes de ingressar no New York Times em 2017. Sua saída do jornal, três anos depois, foi marcada por uma carta aberta em que denunciava a redação, como sendo hostil a diversidade de opiniões, episódio que alavancou seu nome.

Após deixar o Times, a jornalista fundou a The Free Press na plataforma Substack, transformando-o em um dos maiores veículos digitais independentes dos EUA, com cerca de 1,5 milhão de assinantes, sendo 170 mil pagantes. A publicação possui uma linha editorial centrada na defesa da liberdade de expressão, no apoio a Israel e na crítica ao ativismo pró-palestino em universidades norte-americanas. Também aborda temas como políticas de diversidade, inclusão e transição de gênero em menores. 

Em comunicado divulgado em sua newsletter, a jornalista afirmou que pretende levar os valores que orientam a The Free Press para uma “plataforma muito maior”. “Queremos que nosso trabalho alcance mais pessoas, o mais rápido possível. Esta oportunidade única nos permite fazer isso. Ela dá à The Free Press a chance de ajudar a remodelar uma organização de mídia histórica — de ajudar a guiar a CBS News rumo a um futuro que honra os grandes valores que sustentam a The Free Press e o melhor do jornalismo americano”, escreveu na TFP.