Vivemos na era da comparação e da busca do perfeccionismo. As pessoas desejam muito, sonham muito, mas pouco fazem. O fato de ficarem presas à uma ideia de início atrasa todo um processo que poderia ser muito mais leve para ser iniciado. O fazer por si só é simples, envolve planejamento e execução. São duas etapas simples. Mas quantas vezes você já ouviu um amigo falar que só iria começar o canal no YouTube quando comprasse uma câmera específica? Ou então só começaria a jogar bola quando se inscrevesse em um curso? Às vezes tudo que falta para a gente alcançar o que quer é justamente a execução do nosso planejamento.
O conceito de antes feito do que perfeito é um impulsionador. Se você parar para pensar vai se dar conta de que veio para esse mundo para realizar, conquistar, passar por objetivos – tudo isso faz parte da natureza humana. Seria muito mais benéfico para você realizar atividades de fato do que se paralisar antes de iniciar algo, buscando o momento perfeito, que nunca chega porque ele não existe.
A vida acontece no hoje, no agora, no momento presente. Existe um timing certo para você executar os seus projetos, realizar as suas ideias, depois de canalizadas. Então não deixe esse momento passar. Se você sente que precisa começar algo, comece. Não pense, apenas faça.
Uma vez me perguntei o porquê do slogan da Nike, uma das maiores empresas do mundo, que com toda certeza tem uma equipe de marketing renomada por trás, seria “Just do it” e em português “Apenas faça”. Aquilo me deixou intrigada por um tempo, não que devesse pensar tanto a respeito, mas de alguma forma me chamou atenção – pensando melhor sobre o que aquela simples frase significava mais profundamente.
E cheguei à conclusão de que é exatamente sobre impulsos, sobre começos, sobre tudo começar de alguma forma, e terminar completamente diferente de como começou. A grande questão oculta por trás dessas frases é o processo.
Quando você vê uma empresa renomada, com muitos anos, já consolidada, pensa “eu nunca vou conseguir ser assim”? Mas se estudar a formação daquela empresa talvez compreenda porque, sim, também pode chegar naquele lugar. Porque existiu um longo processo até você ver a empresa como está hoje. Esse processo se tornou passado, mas foi ele quem fez essa empresa se tornar o que é hoje.
Começar é só o que você precisa. Porque durante o processo você descobre muito mais sobre o fazer, sobre a sua ideia, sobre o próprio processo, e esse amadurecimento é conhecido como sucesso. Nada é gigante, até começar. E uma ideia sem execução é apenas uma ideia. Primeiro você começa, e naturalmente você cresce.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Esse ano não vai ser igual aquele que passou: Encarando janeiro como o melhor mês para recalcular rotas
Quando fracassos levam à vitória
Sobre repensar as promessas de fim de ano – e criar metas mensais, ágeis como o tempo
Ela sempre quis “fazer tudo” – e deu certo. Quem bom entender nossas crenças limitantes