Você precisa ser coerente com sua própria história, e saber traduzir esta identidade não apenas na roupa – mas na maneira de usá-las. Essa seria uma das respostas de Costanza Pascolato, uma das maiores referências de elegância no Brasil, para quem se pergunta o que fazer para estar na moda em 2024.

“Os sistemas antigos não funcionam mais”, ela observa, “não é mais um desfile que vai ditar as tendências da próxima estação. Foi superada a ideia de uma roupa que pode funcionar igualmente para todos”.

Moda nada mais é do que o retrato no espelho do comportamento de uma época, lembra Costanza, referindo-se à famosa definição do historiador inglês James Laver, curador do Victoria and Albert Museum.

Imersa na indústria das imagens, inebriada por uma série de influencers, vozes simultâneas de todas as partes do planeta, a moda hoje reflete essa fragmentação infinita.

Como se destacar, no meio desse turbilhão? Sendo único, afinado o mais possível com nosso mundo particular:
“Quando a gente entende nossa personalidade, nosso ponto de vista do mundo, e se veste de acordo – projeta uma imagem de confiança, uma atitude positiva diante da vida. E nada pode transmitir mais estilo do que isso”.

As sete essenciais

Para um armário-cápsula, com o essencial para se equilibrar entre sua própria natureza e a linguagem contemporânea do mundo digital, ela sugere sete peças básicas. Observando sempre que o mais importante não é cada uma em particular, já que a lista é quase toda formada por clássicos que se mantêm por décadas, mas a forma como usá-las da forma mais moderna e inventiva em 2024.

Camisa branca

A peça essencial de todo guarda-roupa, masculino ou feminino, expande ainda mais seu uso no início letivo deste 2024. Sim, agora que começou de fato o novo ano de trabalho, uma camisa branca é fundamental.
Prefira as mais soltas, com mangas largas. A camisa branca mais apertada, como as mentes estreitas, lembra muito o passado para quem está buscando o futuro, como você.

Legging preta

Novidade na lista das peças essenciais, a calça legging conquistou seu prestígio na marra. Há alguns anos, circular de legging era tolerado apenas para as idas e voltas para a academia, o viaduto ou calçadão aos domingos. Agora virou uniforme, prático, capaz de combinar com tudo – para isso é recomendável que seja preta. A explosão da indústria oferece uma infinidade de estampas, mas na legging essa alternativa não seria tão recomendável assim.

Blazer

O clássico masculino também se consagrou como uma peça essencial, muito versátil para quem precisa estar na rua, trabalhando o dia inteiro, e de noite seguir para algum novo encontro, pessoal ou profissional.
Um blazer off-white, natural, será bem-vindo – se for de linho, tecido que agora ficou mais acessível, em função da produção em escala, melhor ainda.

Jeans

Continua imbatível na seleção das peças essenciais – capaz de sustentar um look esportivo ou festivo, em função do complemento e acessórios. Você pode usá-lo com um blazer de paetê, pode preferir o largão, com a boca cobrindo as botas ou o sapato, ou usar um pouco mais reto e curto.

Vestido preto

O clássico dos clássicos reina como uma base absoluta, fácil para você atualizar com qualquer outra peça por cima – ou por baixo. É bem mais versátil quando está próximo do corpo, e daí pode abrigar com charme o seu blazer, por exemplo. Depois da pandemia, quando todos usamos muita malha, de molho em casa, o vestido preto longo, de malha, também passou a se consagrar como uma peça básica para qualquer ocasião.

Camiseta

Deixou de ser aquela peça básica, de uso mais doméstico, para se tornar uma alternativa contemporânea e adequado em várias situações – de boa malha, de qualquer cor, pode ser usada até com a sua legging, de preferência sendo um pouco mais larga embaixo.
A camiseta, que nasceu como underware, hoje tem status de peça independente, e pode compor seu estilo se não for muito justinha.

Calça preta

O corte mais contemporâneo desta peça essencial é o mais próximo do corpo – podendo ser mais justa em cima do que na boca. Essa é a roupa que precisa ser neutra, de boa qualidade, para que a partir dela você enriqueça visualmente seu estilo.

E junto com esta calça e a camiseta de malha, ou a camisa branca, vale aqui você personalizar o conjunto com seus preciosos acessórios – os detalhes que fazem muita diferença quando queremos atualizar nosso estilo. Hoje colares, brincos e pulseiras são peças que poderiam fazer parte desta lista de essenciais – já que é na mistura deles, na combinação exclusiva que cada um inventa, que o estilo ganha brilho.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.