A Pandora, uma das maiores marcas de jóias do mundo, acaba de nomear sua primeira mulher para o cargo de CEO. A espanhola Berta de Pablos-Barbier, 56 anos, atual diretora de marketing da companhia há um ano, substituirá Alexander Lacik, que se aposenta após seis anos e meio de gestão. A transição está prevista para março de 2026, de acordo com comunicado divulgado na terça-feira (30). A empresa nunca teve uma mulher nesta posição desde sua fundação, em 1982.
De Pablos-Barbier era a única mulher entre os oito executivos da liderança global da Pandora, apesar de metade da diretoria ser composta por mulheres. Agora, terá a missão de conduzir a empresa em direção a uma meta já anunciada de atingir paridade de gênero nos cargos de liderança até 2030.
Berta tem passagens por marcas como Moët & Chandon, negócio de champagne no qual permaneceu por quatro anos como presidente, Mars Wrigley, diretora de crescimento, e Lacoste, como diretora de marketing. A executiva assume a Pandora após um período de estabilidade conquistado por Lacik, que elevou o valor das ações em 23% ao ano, mais do que o dobro da média do mercado no período e aumentou a receita em 45% durante seu mandato.