Brasil lidera premiação de startups do Brics comandadas por mulheres

Empreendedoras brasileiras se destacam em premiação de startups femininas, com soluções de impacto social, tecnológico e ambiental

Divulgação/Agência Sebrae
As vencedoras do Brics Women’s Startup Contest 2025, competição internacional que premiou startups lideradas por mulheres de países do BRICS. O Brasil conquistou nove das 18 iniciativas reconhecidas Foto: Divulgação/Agência Sebrae

O Brics Women’s Startup Contest, promovido pelo Sebrae em parceria com a Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA), premiou 18 startups lideradas por mulheres em um evento realizado no Rio de Janeiro, durante o BRICS Business Forum, em 5 de julho. A competição registrou mais de 1.000 inscrições de empreendedoras do Brics como África do Sul, Rússia, China e Índia. O Brasil se destacou com nove iniciativas vencedoras.

O evento contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; da deputada Benedita da Silva; e de autoridades do Sebrae. Entre os cases brasileiros premiados, está o Black Money Movement, liderado por Nina Silva, que já impactou 40 mil pessoas e distribuiu mais de R$ 5 milhões em capital semente para negócios da população preta.

Outro exemplo brasileiro vencedor foi Dana Katia Meschede, fundadora da Dana Agro, que desenvolve tecnologias para desafios críticos na agricultura global, especialmente aqueles intensificados pelas mudanças climáticas. A startup desenvolveu o único bioherbicida capaz de quebrar o ciclo de resistência de espécies de plantas invasoras, oferecendo uma alternativa sustentável aos herbicidas químicos convencionais.

Sandra Marchi também foi outra brasileira premiada no evento. Ela é fundadora do See Color, um método brasileiro de identificação tátil de cores projetado para proporcionar acessibilidade, inclusão e autonomia para indivíduos cegos, com baixa visão e daltônicos.

O concurso foi dividido em seis categorias: Saúde e Bem‑estar; Agricultura e Segurança Alimentar; Educação e Competências; Energia, Infraestrutura e Mobilidade; Comércio, Serviços e Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas. Todas as ganhadoras podem ser conferidas no site da Agência Sebrae.