Brasileira Débora Garofalo é eleita professora mais influente do mundo

Educadora que leva tecnologia e criatividade à educação pública é premiada em Dubai em reconhecimento ao seu impacto além da sala de aula

Arquivo Pessoal
A professora venceu premiação inédita, com o Global Teacher Influencer of the Year. Foto: Arquivo Pessoal

A brasiliense Débora Garofalo foi eleita a professora mais influente do mundo em uma cerimônia realizada na segunda-feira, 2, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos com o prêmio Global Teacher Influencer of the Year. 

Concedido pela Varkey Foundation, o prêmio foi criado visando a valorização de docentes que fazem a diferença dentro e fora da sala de aula e educadores que conseguem usar sua influência e presença nas redes sociais para promover a educação em escala global. A escolha dos vencedores é feita por um comitê da fundação.

Débora, a vencedora da primeira edição do prêmio, já angariou mais de 20 prêmios na área educacional e, em 2019, já tinha sido a primeira mulher brasileira e a primeira sul-americana entre os finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da educação”. 

O reconhecimento veio pelo seu projeto de ensino de robótica com sucata na periferia de São Paulo, que ensina jovens de 6 a 14 anos a montar motores, circuitos e programar protótipos.

Atualmente, ela atua como professora convidada da USP na área de robótica e como professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 

Além disso, em 2017 ela criou a Débora Garofalo Educação, que tem como missão democratizar o acesso à tecnologia e à inovação, especialmente na educação pública, inspirada na metodologia de robótica com sucata desenvolvida por Débora.