Sabe aquela ideia antiga de que o auge da carreira acontece antes dos 30? A nova lista Forbes 50 Over 50, lançada nesta quarta-feira, 21, chega para enterrar esse estigma. A seleção reúne mulheres que, depois dos 50, continuam sendo peças-chave em seus mercados e ditando regras na arte, nos negócios e no esporte.
Entre os nomes brasileiros, Ana Maria Maiolino, artista visual, foi destacada pela lista. Em 2024, ela levou o Leão de Ouro na Bienal de Veneza pelo conjunto de sua obra e agora, em 2025, aos 82 anos e com seis décadas de carreira, ela estreou sua primeira exposição individual na França, no Musée National Picasso-Paris.
Nascida na Itália e radicada no Brasil desde os anos 1960, Ana Maria é uma das principais artistas contemporâneas do país, sendo gravadora, pintora, escultora, desenhista e artista multimídia.
No campo dos esportes, outro nome que apareceu na seleção é Rafaela Pimenta. Advogada brasileira baseada em Mônaco, ela assumiu a liderança da agência One Sarl que pertenceu a Mino Raiola em 2022 e, desde então, consolidou-se como uma das “superagente” mais influentes do mundo.
Ela trabalha com uma carteira avaliada em cerca de € 330 milhões, incluindo o jogador Erling Haaland. Só em 2025, ela foi a responsável pela renovação de Haaland com o Manchester City até 2034 e da ida de Santiago Giménez para o AC Milan.
Além disso, ela também cuida desde os direitos de imagem até o apoio jurídico e de mídia de atletas e técnicos de elite, como Arne Slot, do Liverpool.
Além das nossas representantes, a lista traz rostos como o da atriz Penélope Cruz, a estilista Rei Kawakubo, o cérebro por trás da Comme des Garçons, a cantora sul-africana Yvonne Chaka Chaka e a empresária da beleza Charlotte Tilbury.