“Cheia de graça” não é uma autobiografia tradicional – pouca coisa na vida de Heloisa Périssé, na verdade, se enquadra em padrões convencionais. Humor e espiritualidade são pilares desta história que ela conta no livro, escrito com a editora Isa Pessoa, para celebrar sua cura, cinco anos depois de ter encerrado seu tratamento contra um tipo raro de câncer nas glândulas salivares.

“O último dia do meu tratamento foi em 9 de outubro, aqui em São Paulo, e eu quis lançar o livro no mesmo dia, no mesmo lugar. Fiquei muito feliz porque queria que o lançamento fosse nessa data. Há cinco anos, exatamente nesse dia, eu estava finalizando o tratamento. Estou muito contente com este livro, que escrevi junto com a Isa Pessoa, e quero que ele seja luz na vida de muitas pessoas que precisem”, compartilhou a atriz.

Uma das maiores atrizes da sua geração, Lolô é uma pessoa iluminada. Gosta de dizer que não veio ao mundo como uma princesa e, tendo nascido na contramão, decidiu escolher as lentes do humor para enxergar a vida – mesmo em períodos extremamente desafiadores de sua trajetória, como quando descobriu o câncer, ou há 30 anos, no início de sua carreira, quando chegou a dormir no carro.

A menina que subiu no palco aos cinco anos sempre soube que seria atriz e, aos 19 anos, quando saiu de Salvador para o Rio de Janeiro, já tinha isso em mente. Nessa nova fase, Heloisa teve que lutar para se firmar no meio artístico, passando por diversas dificuldades até encontrar seu espaço. Com persistência e uma boa dose de ousadia, começou a ganhar visibilidade em peças teatrais e, mais tarde, conquistou um papel na TV Globo, onde se consagrou como uma das maiores comediantes do país.

Na televisão, a atriz brilhou em produções como “Escolinha do Professor Raimundo”, com a personagem Tati, que depois ganhou um quadro no “Zorra Total”. Mais tarde, ela protagonizou o seriado “Sob Nova Direção”, ao lado de Ingrid Guimarães, com quem dividiu o sucesso estrondoso da peça “Cócegas”, que ficou onze anos em cartaz.
Já com a carreira consolidada, Heloisa foi surpreendida com o diagnóstico de um tipo raro de câncer nas glândulas salivares, que apresentou complicações igualmente atípicas. Durante o tratamento, encontrou na espiritualidade e no humor a força para superar um dos maiores desafios de sua vida. A atriz compartilha em detalhes como essa conexão com Deus e a forma leve de encarar as adversidades foram fundamentais para a sua cura. Hoje, Heloisa celebra a vida de maneira ainda mais intensa e, no livro “Cheia de graça”, transmite essa mensagem de esperança e superação ao público.

O lançamento do livro foi marcado pela presença de artistas, muitos deles amigos pessoais de Lolô, como Ingrid Guimarães, Miguel Falabella e Claudia Raia. “Cheia de graça” é mais do que um relato sobre a luta contra o câncer; é um testemunho de fé, amor e da capacidade de transformar dificuldades em oportunidades para rir e se fortalecer.

“O humor é minha ferramenta para me conectar com o mundo e com Deus. Não deixei de rir nem nos piores momentos, e o que eu desejo é que as pessoas também encontrem suas próprias formas de enxergar a vida com leveza, independentemente dos perrengues. Eu descrevo momentos em que realmente fiquei muito abalada. Mas, quando eu leio na Bíblia ‘trazer à sua mente aquilo que te traz esperança’, percebo que é isso que cultivo na minha vida: esperança. Esse é o segredo que já não é mais segredo, está tudo aqui”, diz ela, segurando o livro nas mãos, em entrevista exclusiva para a IstoÉ Mulher.

Serviço

Onde comprar “Cheia de Graça” de Heloisa Périssé? O livro está disponível em todos as grandes livrarias do Brasil.

Compre aqui

https://www.travessa.com.br/cheia-de-graca/artigo/f8b062f5-54fb-4e39-9da4-99ab9556a7b8

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da IstoÉ