Cientistas brasileiras são homenageadas em premiação da SBPC

Em sua 7ª edição, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher celebra trajetórias femininas no Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência

Arte SBPC
Desde a sua criação, em 2019, o prêmio alterna entre duas categorias: “Meninas na Ciência” e “Mulheres Cientistas”. Foto: Arte SBPC

No dia 11 de fevereiro, data em que o mundo celebra o Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) irá premiar as vencedoras da 7ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher em cerimônia que acontecerá às 14hrs, em São Paulo.

O prêmio destaca trajetórias nas áreas de Humanidades, Ciências Biológicas e da Saúde e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra e, desde a sua criação, em 2019,  o prêmio alterna entre duas categorias:  “Meninas na Ciência” e “Mulheres Cientistas”. 

Essa edição é dedicada à segunda e teve um aumento de 68% no número de indicações em relação à última edição voltada para veteranas, com 79 inscrições válidas. 

Entre as homenageadas na área de Ciências Biológicas e da Saúde está Luísa Lina Villa, professora da USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e colaboradora do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) por suas pesquisas sobre o HPV. 

Além da pesquisadora, a premiação reconhece Anna Mae Tavares Bastos Barbosa, professora emérita da USP, na categoria Humanidades; e Iris Concepcion Linares de Torriani, professora da Unicamp, na área de Exatas e Ciências da Terra.

O prêmio também concedeu menções honrosas à Ministra da Saúde Nísia Trindade (Fiocruz), Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP) e Marilia Oliveira Fonseca Goulart (UFAL).

A premiação

As candidaturas foram avaliadas por uma comissão formada por nove cientistas mulheres de diferentes instituições do país, que consideraram critérios como relevância e qualidade da trajetória, impacto científico, educacional ou social, além de diversidade regional e institucional.

Realizada no Centro MariAntonia, em São Paulo, a cerimônia incluiu uma premiação de R$ 25 mil para cada vencedora e conta com patrocínio da Fundação Conrado Wessel e apoio da Fundação Péter Murányi, do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e do Centro MariAntonia.

Criado em 2015 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência tem como objetivo reforçar a produção científica feminina.