No novo episódio no IstoÉ Mulher + Fructus Entrevista, a convidada foi Cleusa Maria, fundadora da Sodiê Doces, uma das maiores redes de bolos do Brasil, com quase 400 lojas e presença também em Orlando, nos Estados Unidos. A conversa percorreu a trajetória da empresária, que é uma das mais conhecidas do setor de franquias, além do funcionamento da empresa e presença no mercado.
Nascida no interior do Paraná, em uma família de dez irmãos, Cleusa começou a trabalhar como boia-fria aos nove anos. A morte precoce do pai agravou as dificuldades da casa, mas também despertou nela a necessidade de buscar outro futuro. Aos 16 anos, decidiu se mudar para São Paulo. “Se você quer mudança, você tem que ter coragem para buscar essa mudança”, contou.
Na capital, trabalhou como empregada doméstica e, com apoio da patroa, retomou os estudos no supletivo até concluir a oitava série. Em seguida, passou por empregos de recepcionista e operária de fábrica, até viver a experiência que mudaria seu rumo. Ao aceitar o desafio de fazer um bolo de 35 quilos para uma conhecida, mesmo sem nunca ter assado um, descobriu um talento que logo se transformaria em renda extra. Durante dois anos, conciliou a jornada dupla entre a fábrica e a produção de bolos em casa, até decidir empreender de forma definitiva.
O passo seguinte veio com a insistência de um cliente, que a convenceu a apostar no modelo de franquias. Cleusa buscou informações, fez cursos e, em pouco tempo, abriu a primeira unidade franqueada. O negócio cresceu rapidamente: em apenas dois anos já eram 50 lojas, número que hoje se aproxima das 400, espalhadas por todo o país. A internacionalização também chegou, com duas unidades em Orlando.
A expansão trouxe também a diversificação do portfólio, com fábricas de salgados e chocolates, geridas por seu filho, Diego. Além do crescimento empresarial, Cleusa mantém atuação social, com doações e programas de incentivo. “Bacana é você poder ajudar, mas é melhor ainda quando você faz dessa ajuda um trampolim para subir”, afirmou, destacando que já viu funcionários se transformarem em donos de loja.
Entre as conquistas pessoais, uma das mais marcantes foi poder dar uma casa para a mãe, gesto que simboliza a mudança de vida que buscou desde a infância. Já no campo profissional, após representar o Brasil em Mônaco como empreendedora premiada, Cleusa resume sua trajetória com objetividade: “Acredite na educação. Acredite no trabalho. Foco e determinação”. Confira o papo: