Colunistas

Dra. Anna Vieira

Editoria

Dra. Anna Vieira

PhD em Psicologia profunda com especialização em Terapia Integrativa e Práticas Curativas, Docente em cursos de extensão em PICS e Cannabis Medicinal, Pesquisadora, Especialista em Medicina Canabinoide, com foco nas plantas medicinais. Criadora do Reset®️Program.
Principais formações e especializações: PhD in Depth Psychology with Specialization in Integrative Therapy and Healing Practices/Pacifica Graduate Institute/USA, Universitat de Barcelona/ES, Damascus University/SY, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/BR, CIIS - Psychedelic Therapies and Research/USA, Health and Meditation by Chopra Center/USA.
Leia Mais
Richely Tamura

Editoria

Richely Tamura

Atua para o desenvolvimento humano com mentorias de carreira e liderança. Formada em Farmácia, pós-graduada em gestão de pessoas, analista comportamental e leader coach. Por quase duas décadas trabalhou na indústria farmacêutica e com menos de 30 anos assumiu o primeiro cargo de gestão. Vivenciou a própria transição de carreira e, com ferramentas de coaching e mentoring, há quatro anos, ajuda e orienta outros profissionais a serem protagonistas da própria carreira.
Leia Mais
Joana Silva

Editoria

Joana Silva

Especialista em Psicologia Organizacional e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa (BA).
Tem formação em Psicanálise, Racialidade e Gênero, com ciclos de estudos sobre Psicanálise e Feminismo Negro pelo Instituto Ionene.
Certificada em Cultura Organizacional no método Barrett.
Consultora na Crescimentum, responsável por Programas de Desenvolvimento de Líderes, Mentoria e Coaching Executivo em empresas e diretora no Instituto Di Jejê.
Leia Mais
Carolina Manica

Editoria

Carolina Manica

Atriz, locutora, produtora, premiada no cinema e no teatro, atualmente ela pode ser vista como uma das protagonistas da série “Vale dos Esquecidos”, da HBO, lançada em 2022. Carol chega aos 40 com um lema contagiante: Respire e diga sim! Este será o título do seu podcast para a IstoÉ MULHER,, em que vai conversar com mulheres talentosas e espertas sobre pontos de inflexão em suas vidas – em que precisaram respirar fundo para continuar, e o fizeram. Escritoras, psicanalistas, atrizes, diretoras, estrelas de nosso mundo cultural, serão as convidadas de Carol, que também vai escrever uma coluna para o portal, toda semana.
Leia Mais
Anália Belisa Ribeiro

Editoria

Anália Belisa Ribeiro

Psicóloga, pesquisadora, mestra e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora sênior e do comitê científico The Freedom Fund. Sabe tudo sobre temas como tráfico de pessoas e direitos humanos, um dos mais relevantes para quem pensa em entender a sociedade pós-tudo. Docente em cursos de psicologia voltados para a capacitação interdisciplinar, humanidades, direitos e outras legitimidades. Anália ganhou diversos prêmios, inclusive o de Mulher do Ano da Revista Cláudia. Também adquiriu notável experiência naqueles setores em que, pensávamos, só os homens dominavam, como implementação e monitoramento de políticas públicas, assessoria internacional, sustentabilidade, planos de governança e parcerias corporativas.
Leia Mais
Isa Pessoa

Editoria

Isa Pessoa

Editora e jornalista, consolidou-se no mercado editorial brasileiro, tendo já publicado mais de 300 títulos em 20 anos. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Publishing pela Universidade de Stanford, Isa editou vários titulos que foram adaptados para teatro, cinema e TV, como “Tropa de Elite”, “Sob Pressão”, “O diário de Tati”, “Divã” e “A casa dos budas ditosos”. Concebeu coleções e antologias que venderam mais de 5 milhões de títulos, de autores como João Cabral de Melo Neto, Marcelo Rubens Paiva. Nelson Motta, Xico Sá, João Ubaldo Ribeiro, Ruy Castro, Francisco Bosco, Antonia Pellegrino. Foi repórter e editora internacional da TV Globo e curadora da exposição imersiva sobre Tropicalismo, no CCSP.
Leia Mais
Renata Spallici

Editoria

Renata Spallici

Vice-presidente executiva da Apsen Farmacêutica, escritora e mentora. À frente do laboratório fundado por seus avós há 54 anos e no qual atua desde 2003, Renata graduou-se em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), especializou-se em Finanças e fez MBA para CEOs na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na Apsen, seu grande desafio até o momento foi dobrar o faturamento da empresa, chegando em 1 bilhão de reais em 2021. Agora, Renata prepara a empresa para dobrar novamente de tamanho e chegar aos 2 bilhões de reais de faturamento líquido nos próximos cinco anos. É autora de dois livros: “Do sonho à realização” e “Sucesso é o resultado de times apaixonados”, título que vendeu mais de 23 mil cópias e se tornou um best-seller. Ao todo já são mais de 7,5 milhões de pessoas impactadas pelos conteúdos que Renata Spallici cria em seu blog, site, redes sociais, cursos, mentorias, livros e palestras.
Leia Mais
Luciana Vendramini

Editoria

Luciana Vendramini

Luciana Vendramini, atriz, apresentadora e produtora brasileira, criou, produziu e atuou em peças teatrais, filmes, novelas e séries para os mais variados canais de TV nacionais e internacionais. Dentre eles, destacam-se: Rede Globo, SBT, TV Cultura, Sony, Fox, GNT e TCM/Turner.Com mais de 36 anos de carreira, estudou teatro no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) com o diretor Antunes Filho; dividiu os palcos e telas com imortais como Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Paulo Gracindo. Obteve grande destaque em produções teatrais de renome como “Viagem ao centro da Terra”, uma peça multimídia, “Macário” e “4.48 Psicose”.Na televisão, participou de importantes obras da teledramaturgia nacional como “Vamp”, “Malhação”, “Rei do Gado” e “Da Cor do Pecado”. Protagonizou o primeiro beijo gay exibido em uma novela brasileira sobre a Ditadura Militar. Produziu, criou e apresentou a maior série documental da história da televisão brasileira, a série “Elas”, indicada ao APCA. Recentemente, fez história ao atuar na primeira produção 100% nacional da gigante Netflix, a série “Samantha”.
Leia Mais
Jussara Marra

Editoria

Jussara Marra

Formada em Direito e Analista do Ministério Público de Minas Gerais há mais de 15 anos, esteve à frente do GRAAU (Grupo de Apoio à Adoção em Uberaba) por duas gestões, atualmente na Presidência da ANGAAD (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção). Amante de livros, esportes, vinhos e viagens, Jussara Marra é autora dos livros \"Adoção ao Alcance de Todos\", \"Adoção Inter-Racial\" e \"Como me descobri branca\". Mãe do Dudu, menino negro que chegou pela adoção aos 8 meses de idade, o grande responsável por temas como a adoção, branquitude e racismo serem pautas frequentes em suas conversas, leituras e escrita..
Leia Mais
Albertina Duarte Takiuti

Editoria

Albertina Duarte Takiuti

Médica ginecologista, Mestre e Doutora em Ginecologia pela USP, Albertina foi indicada ao Nobel da Paz Coletivo em 2005 pela Associação 1000 Mulheres pelo Prêmio Nobel pela Paz. Atuou como coordenadora do programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, chefe do ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da diretoria da Sociedade de Ginecologia da Infância e da Adolescência. Escritora e palestrante, é autora de artigos em diversas revistas científicas e tem vários livros publicados, entre eles: A adolescente está ligeiramente grávida e agora; O prazer de ser mulher; Ai, como sofri por te amar; Gravidez na adolescência; Utopia? Estudo de um modelo de atendimento à mulher adolescente; O gosto de ser mulher; O que as mulheres não dizem aos homens; Pra gostar de ser mulher; Maternidade e adolescência.
Leia Mais
Marcília Cavalcante

Editoria

Marcília Cavalcante

Marcília Cavalcante é cineasta baiana, fundadora da Mãe D'água Filmes. Seus documentários “Xukuru Ororubá” (2007) e “Cosmovisões” (2023), premiados em festivais nacionais e internacionais, retratam a realidade e os conflitos vivenciados pelos povos indígenas. Sua obra mais recente, “Cosmovisões”, traz reflexões sobre o bem viver e as visões de mundo de lideranças indígenas Pataxó e de outras etnias do nordeste do Brasil. O filme foi premiado no festival "Our Heritage, Our Planet".
Leia Mais
Rose Marie

Editoria

Rose Marie

Advisor do Centro Internacional Carta da Terra para Educação para o Desenvolvimento Sustentável (www.earthcharter.org). Conselheira da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ∕SP. Docente do programa Formação em Ética, Ciências do Comportamento e Artes da Convivência da Associação Palas Athena. Autora do livro Discursos Perigosos – violência, internet, paz social. Doutora em Saúde Pública (FSP-USP) e Mestre em Ciências da Comunicação Social (ECA-USP).
Leia Mais
Gabi Lopes

Editoria

Gabi Lopes

Gabi Lopes é dona de uns CNPJs por aí. Empresária serial, autora, atriz, palestrante, modelo e influenciadora com mais de 2,8 Milhões de Seguidores. Foi finalista do Reality “O Aprendiz” e ficou conhecida após atuar em “Malhação”, na TV Globo, em 2014, como a lutadora Priscila Lima. Começou a fazer trabalhos em publicidade ainda na infância e passou a despontar, na adolescência, como criadora de conteúdo, alcançando milhões de seguidores aos 18 anos, Gabi abriu sua própria empresa de prestação de serviços artísticos e produtora de filmes e desde então, como empresária, está envolvida em negócios de diferentes segmentos, incluindo dois restaurantes, um aplicativo de transporte focado no público feminino, entre outros empreendimentos. Gabi é uma das vozes mais respeitadas em Creators Economy, Brand Experience e Marketing de Influência do Brasil.
Leia Mais
Daniela Kallas

Editoria

Daniela Kallas

Advogada, Head Relaçoes Institucionais e Novos Negócios na Polvo Lab, conselheira do SHE Institute, voluntária e embaixadora da Volunteer, Daniela é graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos (1998), pós-graduada em Direito Internacional Público pela Universidade Paris I - Panthéon/Sorbonne (2002), mestre em Direito Europeu e Internacional pelo Instituto de Direito Comparado da Universidade Paris II - Panthéon/Assas (2004), pós-graduada em Direito Societário pela Universidade Mackenzie (2012) e pós-graduada em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, pela PUC-RS (2023). É coautora do livro “As faces da violência do indivíduo ao Estado”.
Leia Mais
Morena Mariah

Editoria

Morena Mariah

Mãe de Ayó, escritora e palestrante, ela apresenta o podcast Afrofuturo, com foco nos temas ligados à cultura africana, da diáspora à literatura preta – sempre em linguagem atraente, descomplicada. Graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, com extensão em Negócios Sociais e de Impacto pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Morena integrou a equipe de projetos sociais e organizações não-governamentais, atuando também como mobilizadora cultural na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro até 2019. Atualmente trabalha na formulação de políticas públicas de combate ao racismo e pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além do podcast, vai escrever uma coluna semanal sobre questões relacionadas ao afrofuturismo.
Leia Mais
Núbia Lentz

Editoria

Núbia Lentz

Publicitária, com especialização em sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tem mais de de vinte anos de experiência em marketing, relações públicas, relações governamentais e relações institucionais. Atuou em projetos importantes na Fundação Amazônia Sustentável, Precious Woods, Fórum Amazônia Sustentável, Fórum Internacional de Sustentabilidade, e fundou o Instituto Eco Amazônia. É Líder Avina, da Fundação Avina e Líderes da Realidade Climática, treinada por Al Gore, ex-vice-presidente americano, Nobel da Paz e fundador da ONG The Climate Reality Project. É fundadora da Carbon Stake, da Negócios de Valor, e conselheira no Instituto Smart City Business America.
Leia Mais
Roberta Abdanur

Editoria

Roberta Abdanur

Roberta Abdanur é acionista da VVolunteer, Diretora e Cofundadora do Sustainable Humanitarian Empowerment (SHE Institute). É Mestre em Direito Internacional Humanitário pela Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights em Genebra, Suíça e especialista em Cooperação Internacional e Emergência Humanitária no Istituto per gli Studi di Politica Internazionale (ISPI Itália). Atuou na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, na Primeira e Terceira Comissão da Assembleia Geral da ONU e na United Nations Institute for Disarmament Research (UNIDIR) instituto líder em pesquisa de desarmamento no escritório das Nações Unidas em Genebra.
Leia Mais
Iza Arruda

Editoria

Iza Arruda

Fisioterapeuta e doula de formação, Iza Arruda nasceu em Vitóriade Santo Antão, Pernambuco, e está em seu primeiro mandato
como deputada federal. Sua trajetória inclui a coordenação do
Curso de Fisioterapia e a direção de Saúde na Clínica Universitária
de Reabilitação e Educação. Em 2023 foi eleita coordenadora
adjunta da Secretaria da Mulher. Iza é integrante titular da
Comissão de Saúde e da Comissão Especial de Violência
Obstétrica, relatora da Subcomissão Especial para propor políticas
públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
(SUBTEA), e também é presidente do MDB Mulher em
Pernambuco.
Leia Mais
Jane Sampaio Pontes Penteado

Editoria

Jane Sampaio Pontes Penteado

Pedagoga e escritora, Jane trabalhou como professora e diretora no Ensino Municipal de São Paulo. Cursou História da Arte no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e ministrou aulas de arte para crianças, “Desenhando com o lado direito do cérebro”, na Galeria de artes Mali Frota Villas Boas. Ainda na área de educação e cultura, foi diretora do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, onde participou de exposições e curadorias. Como ativista social, implementou e participou da criação de instituições sociais em prol de crianças, adolescentes e da mulher. Escreve crônicas e poesias que já foram publicadas em diversas coletâneas.
Leia Mais
Thais Fonseca

Editoria

Thais Fonseca

Thais Fonseca, 44 anos, pernambucana de Recife, carioca por acidente. Na cidade do Rio de Janeiro-RJ exerço a minha paixão pelo jornalismo e boa informação. Saí dos anos 80, mas os anos 80 não saíram de mim e é dessa época o Pop que eu curto. Cyndi Lauper é minha diva. Trabalhei como assessora de imprensa nas áreas pública e privada, como repórter de Polícia no Jornal Povo do Rio, editora na Agência de Notícias das Favelas (ANF). Na IstoÉ Gente me encontrei como redatora de entretenimento.
Leia Mais
Cecília Cuentro

Editoria

Cecília Cuentro

Socióloga, doutoranda no programa de pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e assessora de programas no The Freedom Fund Brasil. Pesquisadora em estudos de gênero e feminismo, com foco em políticas de cuidado, é Omorixá e Yawoonseledé do Terreiro de Mãe Amara, BailariNagô do Balé Nagô Ajô e Afoxé Oyá Alaxé, e defensora dos direitos humanos, em luta constante por uma vida justa e livre de violência para as mulheres e meninas.
Leia Mais
Samirah Fakhouri

Editoria

Samirah Fakhouri

Produtora audiovisual, fotógrafa e jornalista. Formada em
Jornalismo pela Fundação Cásper Libero, com especialização em
produção audiovisual por cursos técnicos e direção de fotografia
pela Academia Internacional de Cinema. Já produziu curtas-
metragens e trabalhou em veículos de comunicação nas áreas de
turismo, entretenimento, economia e política, como na revista Viajar
pelo Mundo, Venice Mag, E+ do jornal O Estado de São Paulo, e
BM&C NEWS. Também já atuou na assessoria de imprensa do
SESC Santana e como produtora audiovisual do Bom Dia SP e do
Jornal Nacional da TV Globo.
Leia Mais
Rosana Beni

Editoria

Rosana Beni

Rosana Beni é consultora de promoções e organizadora de eventos há mais de vinte anos, tendo realizado mais de dois mil eventos nas áreas social, política, empresarial e artística. Nos Estados Unidos, se formou com méritos na Faculdade de Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, em Human Services-Chid Development (Serviços Sociais, Desenvolvimento da Criança), complementando os seus estudos como professora especializada na área infantil.

Como palestrante, ela aborda temas como Qualidade de Vida do Ser Humano, em um tripé: Corpo-Mente-Espírito (Energia). Rosana é ecuménica e acredita que a união de todas as religiões abrirá a consciência humana. É voluntária de várias entidades beneficentes. Nessa área, foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo e com o reconhecimento da Medalha Anchieta.

Acredita que a verdadeira espiritualidade é ação. É apresentadora e criadora do “Programa Dimensões” e autora dos livros O Resgate do Bem e Crianças Índigo, uma visão espiritualista, lançados também pela Novo Século.
Leia Mais
Priscila Franco

Editoria

Priscila Franco

Nasceu no dia 10 de julho de 1981, na cidade de São Paulo. Criada por tios de classe média baixa, precisou batalhar muito para chegar onde está, conquistando notoriedade por sua história exemplar de luta e superação. Dedicou-se para dar a melhor educação para suas filhas, e hoje é mãe de duas artistas de sucesso: a cantora, atriz, dançarina e dubladora Any Gabrielly e a influencer Belinha. Empresária e influenciadora digital com mais de 400 mil seguidores, Priscila Franco fala português, inglês e espanhol, e atualmente está estudando também italiano.
Leia Mais
Júlia Alves

Editoria

Júlia Alves

Formada em Comunicação Social Jornalismo, nascida no dia 24 de março de 2001, foi criada pela mãe guerreira que foi uma grande professora da vida e te inspirou em seguir seus sonhos. Lidando com as dificuldades do dia a dia, em uma realidade paralela se dedicou aos estudos, e segue no sonho de falar sobre o esporte e tudo o que move essa paixão que impacta milhares de pessoas.
Leia Mais
Dra. Paola Machado

Editoria

Dra. Paola Machado

Doutora em Ciências da Saúde com foco em fisiologia da nutrição e fisiopatologia da obesidade, pela Universidade Federal de São Paulo, além de mestre em Ciências da Saúde com foco em fisiologia do exercício e imunologia, desde os 17 anos ela se descobriu na vida de profissional de Educação Física, mergulhando no mundo científico das pesquisas sobre o nosso corpo. Determinada, curiosa, ela diz nunca saber como vai acordar, se estará feliz ou triste, mas não importa, e dará de presente ao corpo o que muitos consideram uma tortura: levantar às 5h30min para fazer exercícios. E não é que depois: certeza de que estará feliz? Toda semana, em sua coluna, Paola nos trará informações preciosas sobre nossa capacidade de superação – física e mental.
Leia Mais
Karina Cidrim

Editoria

Karina Cidrim

Nascida em Recife, tem 42 anos, estudou em colégio particular católico e depois cursou Medicina na Universidade Federal de Pernambuco, com residência em Ginecologia e Obstetrícia. Decidiu aprofundar seus estudos e se especializar em sexualidade humana depois de observar a deficiência do assunto em todas as instituições educacionais por onde passou, e por ouvir de tantas mulheres e homens como eram distorcidos os conceitos sobre sexualidade e como os tabus ainda permearam os relacionamentos. Notava ainda uma total falta de interesse sobre a sexualidade de pessoas homoafetivas e toda a gama lgbtqiapn+. Assim decidiu abraçar essas pessoas no seu atendimento, com inúmeros cursos de formação na área. Tentando contabilizar a média de mulheres que atendeu nos últimos 5 anos,120 por semana, 480 mês, 5760 por ano, podemos somar uma média de quase 30.000 nesse período. Levando em consideração que Karina completou 18 anos de formada, podemos considerar, sem exagero, que já deve ter atingido a marca admirável de atendimento a 100.000 mulheres.
Leia Mais