Criada primeiramente para gerar impacto social, mas em uma lógica de negócios, a Fructus é uma empresa jovem que já começa a deixar marcas relevantes no universo do empreendedorismo digital. Fundada em agosto de 2024, a empresa oferece a mulheres de diferentes perfis — muitas delas sem experiência prévia — a estrutura necessária para atuar no mercado de vendas online. Em menos de um ano de operação, mais de 2.600 clientes foram atendidos, com faturamento superior a R$500 mil.
A proposta é simples na aparência, mas sofisticada na execução: as vendedoras recebem leads de clientes por meio de anúncios nas redes sociais, têm acesso a um curso rápido sobre marketing digital e utilizam o WhatsApp como principal canal de atendimento. Os produtos vendidos são selecionados com base em testes internos e tendências de consumo, majoritariamente nos nichos de beleza e utilidade doméstica.
“Hoje temos duas frentes na Fructus, uma frente que é de Negócios, e outra frente que é o Projeto Social. Neles, as mulheres não entram com nenhum tipo de investimento. Então, fazemos todo o tráfego pago para elas, e damos suporte a tudo que elas precisam para ganhar dinheiro a partir da primeira semana ingressada no mercado digital”, explica Amanda Negrelli, sócia-fundadora e responsável pela metodologia da Fructus.
A estrutura da empresa é dividida em dois braços: um comercial, que gera receita para sustentar a operação, e outro 100% gratuito, com perfil social, voltado a mulheres em situação de maior vulnerabilidade. Ambos operam de forma idêntica — com acesso ao mesmo curso, produtos, campanhas e suporte: no projeto social, as vendedoras ficam com o valor total do lucro das vendas. Já no braço de negócios, a empresa fica com uma pequena porcentagem para sustentar a operação.
“Conforme a Fructus foi amadurecendo, vimos que o projeto social continua agregando mais pessoas, mas a gente queria muito que fosse algo sustentável financeiramente”, diz Júlia Freixo, sócia-fundadora da Fructus. “Então vimos a necessidade de criar esse braço de negócios”, explica. “A Fructus vem não só dar esse respaldo no trabalho em si, mas também mostrar que essas mulheres são capazes”, conta.
As campanhas de venda são geolocalizadas e integradas a centros de distribuição (CDs) parceiros, que fazem o delivery dos produtos em esquema de pagamento na entrega — o chamado cash on delivery. Com essa modalidade, o cliente só paga quando recebe o item em mãos, o que reduz riscos de fraude e aumenta a confiança no processo de compra. “Além de ser muito rápido, é muita comodidade poder pagar quando receber, isso é revolucionário”, afirma Júlia Freixo.
Atualmente, a Fructus mantém CDs em regiões como São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas e, mais recentemente, João Pessoa. Com 8 produtos oferecidos no total, a empresa caminha para o nono. “Trabalhamos com o que a gente chama de produto viral, vendemos para o público de massa, não é algo extremamente nichado”, explica Amanda.
Um dos grandes diferenciais da Fructus está na facilidade de escalar o modelo. Por ser uma operação 100% digital, a empresa atende vendedoras e clientes em diversos estados do Brasil. As campanhas são personalizadas para cada atendente, que recebe os leads diretamente — sem precisar prospectar ativamente — e pode trabalhar remotamente de qualquer lugar. “Temos mães atípicas, que tem filho que faz terapia, que precisa passar muito tempo fora. Essa mãe pode trabalhar do hospital, de uma clínica, da praia, da onde ela estiver”, afirma Amanda.
Mais do que os números, o impacto da empresa é medido pelas histórias das vendedoras. Há casos de mulheres que, em poucas semanas, passaram a gerar sua renda principal com as vendas, muitas vezes conseguindo pagar contas básicas com o que faturam. “A transformação para elas, acho que não tem preço. Às vezes, elas não têm consciência de como estão diferentes, desde o dia que começaram para agora, não só no traquejo de vender, de saber mexer nas ferramentas, mas o linguajar, o comportamento, como pessoa mesmo”, comemora Julia.
Atualmente, 33 mulheres participam do projeto social e outras cinco integram a equipe interna da empresa. Com planos de expansão acelerada, a Fructus prepara o lançamento de novos produtos, plataformas e a inauguração de um novo escritório, localizado na Faria Lima, São Paulo. Confira o papo na íntegra: