A influência das mídias digitais afetou diretamente a seleção de profissionais para o mercado de trabalho, em todos os seus segmentos. Hoje cerca de 60% das vagas disponíveis sequer são divulgadas, pois antes disso os recrutadores já observaram os melhores perfis nas redes e abordaram esses profissionais através de mensagem direta, para que participem de processos seletivos.
O processo de seleção ficou muito mais ágil, na medida em que o profissional do RH agora em contato com um possível candidato, alinha as expectativas, faz as entrevistas e preenche a vaga – enquanto no modo convencional a captação de diversos currículos, a triagem e todas as dinâmicas de contratação podem demorar até três meses para finalização. Por esse motivo se torna muito mais rápida a busca desse profissional via LinkedIn.
Pesquisas recentes mostram que apenas 10% dos usuários de LinkedIn utilizam a rede como criadores de conteúdo e 90% apenas consomem. É uma rede ainda pouco explorada por pessoas que podem se tornar referência em suas áreas de atuação e assim gerar oportunidades de emprego e também de negócios.
Então, como deixar seu perfil mais atrativo?
Primeiro passo: URL e Foto
É importante personalizar sua URL para que seu perfil esteja melhor posicionado nas buscas. É um procedimento muito simples, mas você só consegue fazê-lo pelo computador. Na página inicial do seu perfil, clique em editar perfil público e URL e retire os números que estão na frente de seu nome.
A URL é o endereço do seu perfil. Quando o usuário se cadastra, o Linkedin atribui esta numeração sequencial, mas perfis com URL não personalizadas (que mantém o número) não são bem ranqueados nas buscas pela própria plataforma, pois entende-se como usuários não ativos na rede.
Com relação a sua foto, é importante que ela esteja bem próxima de seu rosto, com um fundo neutro. Alguns recrutadores recomendam que a pessoa esteja sorrindo para demonstrar mais simpatia e abertura ao contato.
Segundo Passo: Alinhando seu título
O título que fica logo abaixo do seu nome é muito importante na hora das buscas pelos recrutadores – deve trazer o nome dos cargos que você já teve e quer alcançar. Se você é um analista de processos Junior, por exemplo, pode deixar o seu título apenas como analista de processos, e assim, se você almeja uma vaga entre Júnior pleno e sênior, é possível que o recrutador minimamente olhe o conteúdo do seu perfil e das suas experiências.
Além do seu título, o campo “sobre” também é fundamental para que seu perfil se torne atrativo. Nesse campo é importante explorar as suas experiências profissionais e principais resultados, bem como suas habilidades técnicas e comportamentais.
Terceiro passo: conexões poderosas
O terceiro passo é buscar conexões que o favoreçam, e para isso o melhor caminho é buscar na ferramenta de busca pelo nome da empresa que você gostaria de trabalhar e, dentro da página oficial da empresa, você pode ir na aba de pessoas e buscar pelas pessoas para conexão.
Recomendo que você busque, além do gestor da área e do RH, pessoas que tenham o mesmo cargo que você e que provavelmente seriam seus pares – essas pessoas em linha geral acabam sendo mais acessíveis aos contatos do que os gestores, pelo número de mensagens que recebem diariamente.
No envio do pedido de conexão, escreva uma mensagem personalizada falando um pouco sobre você, suas experiências profissionais, colocando-se à disposição para troca de experiências ou outros contatos que se fizerem necessários. É importante entender que networking se inicia com uma doação da sua parte, tendo isso em vista você pode desenvolver uma mensagem no sentido de contribuir de alguma forma com o seu conhecimento, e assim também estará gerando valor para você!
O ideal é que você visite o perfil da pessoa com a qual quer se conectar e veja se já têm conexões em comum, ou se as atividades que essa pessoa exerce, de alguma forma, se relacionam com as suas, para que se inicie um diálogo.
Aí você pode se perguntar: ok, mas criar conexão com essa pessoa significa que ela vai ver as minhas publicações? Aí que entramos no próximo passo..
Quarto passo: gerando valor através dos comentários
Os comentários são uma fonte importante para gerar valor e autoridade profissional. Quando você comenta em uma publicação, todas as outras pessoas que fizeram o mesmo recebem uma notificação a respeito, além de todas as que visualizaram a publicação e poderão também acompanhar os comentários. Por isso é importante utilizar-se dessa ferramenta de forma estratégica.
Ao invés de simplesmente comentar “parabéns, sucesso”, você pode falar um pouco da sua experiência, da importância dessa posição na empresa etc. Veja o exemplo de um comentário possível, no caso de você já ter tido experiência no cargo
– Olá fulano, tudo bem com você? Parabéns pela sua nova posição! Em minhas experiências passadas, superei alguns desafios relacionados a essa área, me coloco a disposição para conversarmos a respeito e trocarmos essas experiências, desejo sucesso em seu novo desafio.
Você pode ser até um pouco mais específico e, se tiver algum resultado significativo que possa detalhar, melhor ainda. Quando eu falo de resultados, tenha em mente algo relacionado à redução de custos ou aumento de produtividade ou economia. Algo que tenha métricas definidas aumentam sua autoridade no assunto.
Quinto passo: Suas Publicações
No LinkedIn toda interação que você tem com conteúdo fica registrado na aba de atividades. Suas publicações vão fazer com que seu perfil seja mais visualizado. por isso faça postagens com sabedoria. Os compartilhamentos de publicações de outras pessoas não geram tantas visualizações quanto as suas próprias publicações, por isso é necessário investir um tempo para ser constante na rede.
Dentre as publicações que mais engajam, ou seja, que mais geram interação entre curtidas, comentários e consequentemente visualizações, estão as relacionadas ao seu storytelling, que é a narrativa da sua história profissional – sabendo que a mesma não se divide da sua história pessoal.
É sempre interessante que sua publicação seja acompanhada de uma foto para ilustrar o que está falando. Imagens como a sua foto de formatura ou de algum curso que esteja fazendo são as que mais engajam.
Sempre que possível marque pessoas nas suas publicações. Se você conseguir gerar valor também para essas pessoas, com certeza elas irão compartilhar suas postagens e mais pessoas irão visualizar seu perfil.
Temas e ideias a explorar nas publicações:
- Sua trajetória profissional;
- Por que escolheu a profissão que tem hoje;
- Outros trabalhos que você já fez e o que conseguiu trazer de experiência deles;
- Seu histórico familiar quando relacionado a sua profissão;
- Assuntos relacionados aos resultados que já teve em experiências profissionais, contando a situação ocorrida e como você conseguiu contornar e trazer um bom resultado;
- Os cursos que você já fez: você pode tirar foto dos certificados por exemplo, mas sempre na descrição gerando valor para você e dizendo o aprendizado que você teve com aquele curso.
- Você pode também contar como aconteceu a sua primeira promoção da empresa ou algum prêmio que tenha recebido;
- Você também pode homenagear alguém que foi seu mentor ou seu par, sempre falando sobre o que você aprendeu com essas pessoas;
- Outro assunto interessante são os projetos que não deram certo e as lições que você tirou dessas experiências;
- Você pode também copiar e colar links externos de notícias a respeito da suas áreas de atuação, sempre colocando o seu ponto de vista para demonstrar conhecimento no assunto;
Escreva a sua história numa folha de papel – dentro dela e de todas as suas vivências profissionais e pessoais você vai encontrar uma chuva de ideias e assuntos que podem virar postagens e atrair visualizações.
Alguns tópicos abaixo para explorar no seu storytelling:
- Principais desafios da minha infância;
- Pessoas que me inspiraram a escolher minha profissão;
- Minha trajetória na graduação;
- Meu primeiro emprego na área;
- Minha primeira promoção;
- Meu primeiro desligamento e o que aprendi com ele;
- Minha experiência como líder;
Tenho absoluta certeza do valor desse material, mas estes resultados só vão se materializar se você de fato aplicar todo conhecimento adquirido. Ficarei ansiosa para receber o seu relato de aumento de visualizações e oportunidades nessa rede através da utilização desse artigo. Sucesso!
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Será que ele foi grosseiro comigo ou eu que ouvi o áudio em 2x no WhatsApp?
Queremos mudança mas sem o incômodo que ela traz: quando incapaz de evoluir pode ser a empresa, e não você
Mulher 50+: empresas estão comprometidas com a inclusão quando se fala em etarismo?
Você já se sentiu como um “mal necessário” para a empresa?
A liderança está em nosso DNA – ou é talento que todos podem desenvolver?