Como Nathalia Arcuri fez do Me Poupe! um ecossistema de educação financeira

Influenciadora, empresária e educadora, ela conecta finanças a impacto coletivo

Leo Monteiro/IstoÉ e CDI
Foto: Leo Monteiro/IstoÉ e CDI

Com mais de 7 milhões de inscritos no YouTube, Nathalia Arcuri transformou a forma como se fala de dinheiro no Brasil. No novo episódio do IstoÉ Mulher + Fructus Entrevista, ela conta como trocou a reportagem de TV pelo projeto que se tornou o maior canal de finanças pessoais do mundo e detalha os caminhos que a levaram a criar um ecossistema voltado à educação financeira.

A guinada começou em 2015, quando, após anos como jornalista, decidiu apostar no digital. A ideia era simples: falar de dinheiro de forma leve e acessível. A aposta deu certo: de blog a canal no YouTube, Natália construiu uma comunidade fiel ao longo de uma década e conquistou reconhecimento, sendo eleita a celebridade mais influente do Brasil em 2023, segundo o ranking Most Influential Celebrities 2023, elaborado pelo instituto Ipsos.

O crescimento da Me Poupe! veio acompanhado de novos formatos: cursos, parcerias com empresas e um aplicativo que automatiza investimentos e pagamentos. Batizado de Nati, o app funciona como uma “copilota financeira”, que simplifica rotinas e ajuda usuários a investir sem complicação.

A preocupação com impacto social também está no centro do trabalho. Em 2023, uma mobilização com sua audiência arrecadou R$1 milhão para a ONG Mulheres em Construção, no Rio Grande do Sul, financiando capacitação de mulheres na reconstrução de casas após as enchentes. Mais recentemente, lançou uma coleção de roupas com frases de impacto, cujo lucro é destinado a iniciativas de apoio a vítimas de violência doméstica. 

Além de fortalecer o app e a plataforma de cursos, a profissional tem buscado parcerias estratégicas com empresas como B3, Tesouro Direto e Mercado Pago. Hoje, Nathalia Arcuri se apresenta como empresária, investidora, escritora e educadora, mas não perde de vista o propósito inicial: democratizar o acesso ao conhecimento financeiro. Confira: