COP30: Bancada feminina se mobiliza para criar carta sobre impactos climáticos

Evento irá reunir lideranças femininas do governo, parlamento e sociedade civil para debater os impactos das mudanças climáticas, sobretudo para as mulheres

Envato
A carta será redigida durante o Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP30 Foto: Envato

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro, Brasília será palco do Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP30, no Estádio Mané Garrincha. O evento tem como meta reunir mulheres de diferentes esferas de poder para debater os impactos das mudanças climáticas sobre a população feminina e consolidar a “Carta das Mulheres para a COP30”, documento que será entregue durante a Conferência do Clima, em novembro.

Entre as confirmadas estão a presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O encontro contará ainda com cinco senadoras: Eliziane Gama (PSD-MA), Professora Dorinha (UNIÃO-TO), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Leila Barros (PDT-DF) e Teresa Leitão (PT-PE), e várias outras lideranças políticas. 

A coordenação da carta ficará a cargo dos institutos Quero Você Eleita e AzMina, em parceria com os coletivos Elas no Poder e Mulheres do Brasil. O objetivo é que o documento traduza em políticas e recomendações a experiência das mulheres brasileiras diante das crises climáticas, destacando a necessidade de sua inclusão em espaços decisórios.

Atualmente, apenas 30% a 35% das delegações nacionais incluem mulheres, e, em 28 edições do evento, somente cinco foram presididas por elas. A importância de prestar maior atenção nessa lacuna de representatividade será pauta no evento, incluindo seu impacto negativo na implementação de políticas climáticas eficientes.