Com linhas de crédito destinadas especialmente a micro, pequenas e médias empresas comandadas por mulheres, o projeto Desenvolve Mulher destaca a importância da independência econômica em campanha do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, promovida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
O projeto visa ampliar oportunidades para mulheres que querem investir e oferece financiamentos que chegam a R$ 10 milhões, com taxas reduzidas, prazos de até 10 anos para pagamento e até 3 anos de carência – condições pensadas para viabilizar projetos que, muitas vezes, não saem do papel por falta de apoio financeiro.
Mais do que números, a proposta é abrir caminhos para que mulheres liderem negócios próprios, fortaleçam comunidades e construam trajetórias autônomas, sem depender economicamente de terceiros. Em um país onde 51,7% dos lares são chefiados por mulheres, o que representa 41,3 milhões de casas, segundo levantamento da FGV com base em dados do IBGE, iniciativas como essa assumem papel de destaque social e territorial.
Esses números reforçam a urgência de políticas públicas e ações que visem à autonomia econômica desse grupo. Facilitar o acesso ao crédito torna-se essencial nesse cenário, visto que muitos dos recursos são utilizados por mulheres que desenvolvem projetos com capacitação empreendedora, inovação e sustentabilidade, fomentando o mercado de trabalho e criando redes de apoio que se espalham no território paulista.
Para simular ou solicitar o financiamento é necessário acessar o site da Desenvolve SP. Podem participar empresas comerciais, indústrias, prestadoras de serviços e cooperativas de produção com sede no Estado de São Paulo, desde que tenham mulheres como administradoras, sócias-administradoras ou detentoras de pelo menos 50% mais uma cota do capital social da empresa.