Nos últimos dois fins de semana (6 e 7; 13 e 14), o The Town agitou São Paulo com a apresentação de diversos artistas, nacionais e internacionais, reunindo milhares de pessoas no Autódromo de Interlagos. Entre as principais atrações do festival estiveram Ivete Sangalo, Mariah Carey e Katy Perry, mas suas carreiras não se limitam aos palcos.
Fora da música, elas investem em empreendimentos que vão desde caldos naturais, com a empresa Vero Brodo, criada por Ivete Sangalo, até bebidas, com a De Soi, de Katy Perry, e a linha de licores Black Irish, de Mariah Carey. Os negócios, lançados entre 2021 e 2024, mostram como as artistas transformam reconhecimento e fidelidade com o público em oportunidades de mercado.
Do palco à panela: Ivete Sangalo e a Vero Brodo
Ícone da música brasileira, Ivete Sangalo decidiu usar de sua visibilidade e credibilidade para empreender em um novo segmento: o mercado de alimentação saudável. Em 2024, ao lado do nutricionista Daniel Cady, seu marido, e do sócio Rafael Vaz, ela fundou a Vero Brodo, marca de caldos naturais sem conservantes.
O produto surgiu em um momento em que cresce a busca por alimentos naturais e práticos, sem aditivos. O resultado foi um crescimento acelerado: em menos de um ano, a marca já estava presente em centenas de pontos de venda, incluindo as redes Oba e Carrefour, e projeta faturamento anual de R$45 milhões. A expansão inclui a construção de uma nova fábrica para aumentar a produção, com investimento de R$60 milhões, e maior participação no setor de food service e atacarejo.
Ivete também é dona da produtora Caco de Telha (atualmente IESSI Music Entertainment), que financiou o trio elétrico Demolidor III. Além disso, é embaixadora do bloco carnavalesco Coruja.
Katy Perry e os drinks veganos da De Soi
Outra cantora que diversificou sua carreira no setor foi Katy Perry. Junto com a empresária Morgan McLachlan, ela lançou a De Soi em 2022, com uma linha de bebidas não alcoólicas e veganas, conhecidas como “apéritif” – termo dado para bebidas à base de plantas com sabor agridoce.
As empresárias se conheceram durante a gravidez e tiveram a ideia ao buscar pelo relaxamento proporcionado pelo álcool, mas sem os efeitos colaterais. A marca já recebeu investimentos milionários e conquistou espaço em grandes redes varejistas dos Estados Unidos.
Katy também vendeu seu catálogo musical para a Litmus Music por US$225 milhões em 2023. Com isso, elevou seu patrimônio para cerca de US$340 milhões, segundo a Forbes. Além da De Soi, ela mantém a marca de calçados Katy Perry Collections e uma linha de perfumes com seu nome.
Mariah Carey e a linha de licores Black Irish
Quando se fala em Mariah Carey, a primeira lembrança é o refrão de “All I Want for Christmas Is You”, música que sozinha rende milhões em royalties todos os anos e sempre está em alta na época do natal. Com fortuna estimada em US$350 milhões, segundo a Forbes, a cantora também decidiu empreender no mercado de bebidas e lançou a Black Irish em 2021.
O nome da marca homenageia suas raízes familiares, irlandesas por parte de mãe e negras por parte de pai, e foi alvo de disputa judicial com a empresa europeia Darker Still Spirits. Em 2023, o conflito foi encerrado com a venda do nome para Mariah, consolidando a marca no mercado de bebidas.