Desde a infância na zona norte de São Paulo, Caroline Alves e Letícia Cybis compartilham mais do que uma amizade: dividem trajetórias, escolhas de vida e inquietações que, anos depois, se transformariam na Matraca, agência de marketing e comunicação criativa especializada em audiovisual brasileiro.
Com sede em São Paulo, a empresa atua na divulgação e posicionamento de longas e curtas-metragens nacionais, cuidando desde a identidade visual até as estratégias de lançamento e distribuição em festivais. Entre os projetos que já passaram por suas mãos estão o longa J7: Esquadrão da Cura, de Thaís Vila Nova Gomes, e Temporada de Caça, de João ítalo, além de campanhas voltadas a produtoras e distribuidoras independentes.
As profissionais se conheceram com dez anos de idade e, desde então, a amizade se manteve firme, mesmo depois da escola. A proximidade, a afinidade e o desejo de se desafiar uniram a dupla em um único propósito. Ambas já tinham experiência no mercado corporativo, mas sentiam que faltava algo: um trabalho que fosse além de tarefas e que tivesse impacto real na vida das pessoas.
“A gente já tinha trabalhado juntas em um dado momento da nossa vida e, ao mesmo tempo, surgiu essa vontade de fazer algo nosso. Eu sempre quis empreender, e quando conversei com a Le, ela também sentia vontade de testar algo novo. Aí pensamos: por que não usar a nossa expertise para ajudar outras pessoas?”, lembra Carol.
Foi assim que surgiu a Matraca, em 2024, com o propósito de oferecer um olhar atento ao que as empresas precisam, mas muitas vezes não têm acesso. Nos primeiros meses, as duas equilibravam os empregos em CLT com os primeiros projetos da agência. Até que sua seleção em um programa de aceleração, o Vai TEC, abriu espaço para que se dedicassem integralmente ao negócio. Com tempo, investimento e foco, conseguiram estruturar a empresa, atrair clientes e expandir o trabalho para além do audiovisual, o primeiro nicho de atuação.
O setor audiovisual não foi uma escolha casual. “Eu já tinha experiência dentro de sets, principalmente na produção, e sabia como funcionava fazer um filme. Me inquietava, como marqueteira, saber que aquele filme às vezes não ia ser bem divulgado. Por isso surgiu a ideia de focar nesse gap”, conta Letícia.
A experiência nesse mercado permitiu que elas desenvolvessem um olhar atento às necessidades de cada projeto. Cada filme ou produtora tinha especificidades próprias, como incentivos públicos, editais, distribuição, mas também estratégias para alcançar o público certo. “Quando entendemos o mercado, ficamos surpresas com a quantidade de filmes incríveis que ninguém conhece. E às vezes é um filme tão bom quanto um estrangeiro, mas sem estrutura de divulgação, o público nem tem chance de decidir se gostou ou não”, explica Letícia.
Um olhar estratégico sobre o audiovisual brasileiro
Projetos como o longa J7: Esquadrão da Cura e Temporada de Caça ganharam planos de assistência, com assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e construção da estratégia de marca. Com o tempo, a metodologia aplicada ao audiovisual começou a se expandir para outros setores.
Hoje, a Matraca oferece desde serviços de design e estratégia até soluções práticas, como templates editáveis, para apoiar empresas que ainda não podem arcar com grandes gastos, mas que precisam divulgar seu trabalho. “Nós adoramos ver o crescimento das empresas que entram aqui. Elas chegam de um jeitinho, e no final do processo já estão mais maduras, mais estruturadas”, conta Carol.
Para as fundadoras, a individualidade sempre foi o ponto de partida da Matraca e é o que sustenta a identidade da agência, orientando a forma como se conectam com cada cliente. Muitas das empresas que as procuram estão no início da jornada, tentando compreender os próprios caminhos em meio às incertezas de empreender. Nesse contexto, o marketing se torna uma espécie de bússola: uma ferramenta capaz de antecipar cenários e ajudar a traçar possíveis rumos.
A criatividade na comunicação
As iniciativas da Matraca seguem essa mesma lógica. Na preparação para a Feira de Empreendedorismo do Sebrae, que reúne mais de 100 mil visitantes e cerca de mil expositores, o desafio foi encontrar um modo autêntico de se destacar. A resposta veio de um lugar pouco convencional: o universo místico.
Assim, surgiram duas ações principais: o Tarot da Matraca, um jogo criado do zero em que cada participante escolhe cartas e recebe uma previsão personalizada com dicas aplicáveis à sua marca, e a Mensagem da Sorte, que segue o mesmo tom.
Mais do que uma ação divertida, o tarot e as mensagens de sorte refletem a essência da Matraca, que acredita que comunicação é, antes de tudo, criar conexão.
“Achamos nas coisas místicas um caminho para mostrar também a nossa criatividade e nos conectarmos, trazer esse nosso jeitinho bem humorado. Afinal, é uma empresa que foi feita por duas melhores amigas, então a gente tem muito essa questão também da família, da proximidade”,diz.