‘Empoderadas’ lança formação em documentário para mulheres em grupos marginalizados

Formação gratuita busca ampliar a presença e o protagonismo feminino de negras, indígenas e periféricas no audiovisual brasileiro

Envato
O projeto também irá contar com aulas gratuitas abertas ao público Foto: Envato

O projeto Empoderadas, idealizado pela cineasta Renata Martins, inicia o 2º Círculo de Formação Empoderadas (2CFE), uma etapa voltada a ampliar o protagonismo de mulheres negras e indígenas, pessoas periféricas, cis e trans, não binárias e pessoas com deficiência no audiovisual brasileiro. A abertura acontece na sexta-feira, 24, com um aulão gratuito e aberto ao público, dedicado à produção documental, às 19h30, no Aparelha Luzia, em São Paulo.

O 2º Círculo de Formação irá ocorrer até o primeiro semestre de 2026 e foi estruturado em cinco cursos especializados: pesquisa e roteiro, direção, direção de fotografia, som e produção/produção executiva. Cada módulo contará com 16 participantes, totalizando 80 profissionais, que receberão acompanhamento e orientação de especialistas em cada área.

Ao final da formação, os participantes irão desenvolver quatro curtas documentais interligados, que abordarão diferentes perspectivas sobre a presença e a ausência de mulheres marginalizadas no audiovisual nacional. O material poderá ainda se transformar em um longa-metragem.

Além dos cursos, o projeto irá promover sete aulões abertos ao público, que exploram variadas dimensões do fazer documental e provocam reflexões sobre a produção audiovisual contemporânea. O primeiro, “Aulão de Documentário: Perspectivas e trajetórias”, apresenta a obra e a trajetória das realizadoras Hela Santana, Karol Maia e Brisa Flow e está com as inscrições abertas ao público. 

Desde sua criação, em 2015, o Empoderadas se propõe a promover trajetórias frequentemente invisibilizadas, rompendo com a falta de referências femininas e de grupos marginalizados em posições de destaque nas produções nacionais. Através de um espaço de formação, articulação e visibilidade, o projeto conecta profissionais, construindo redes de colaboração no setor audiovisual.