Empreendedoras Tech 2025 acelera negócios de tecnologia liderados por mulheres

Programa do Sebrae, em parceria com MDIC e ABDI, chega à terceira edição com nova metodologia, maior alcance e inscrições previstas para setembro.

Divulgação/ Sebrae
Programa foi anunciado durante o Startup Summit 2025 Foto: Divulgação/ Sebrae

O Sebrae, em parceria com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), lançou na quarta-feira (27), durante o Startup Summit 2025, a terceira edição do programa Empreendedoras Tech. A iniciativa, voltada para acelerar negócios liderados por mulheres em setores de base tecnológica, chega a 2025 com nova metodologia, maior alcance e previsão de capacitar até cem empreendedoras ao longo de uma jornada de seis meses.

A iniciativa, que nasce da experiência acumulada em 2023 e 2024, vai selecionar até cem mulheres para participar de uma trilha formativa estruturada em etapas de Validação, Tração e um módulo básico comum. O processo inclui mentorias, rodadas de negócio e um Demo Day em Brasília, onde as empreendedoras apresentarão seus projetos a investidores e grandes empresas. As inscrições estarão abertas em setembro.

Segundo a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, o programa responde a uma demanda estratégica: “O Empreendedoras Tech busca preencher lacunas na formação e no acesso a recursos para mulheres em segmentos dinâmicos da economia, onde a presença feminina ainda é sub-representada, especialmente em áreas como deep tech e indústria 4.0”.

Na edição piloto de 2023, foram selecionados 10 negócios. Já em 2024, o alcance foi ampliado: 562 projetos inscritos, 70 selecionados e bolsas de R$19.382,88 para cada participante. O impacto se traduziu em 1.476 atendimentos personalizados, um NPS, pontuação que mede a lealdade dos clientes, médio de 84 pontos e aumento de 57% no faturamento mensal das empreendedoras.

O que muda em 2025

Para a terceira edição, a metodologia foi aprofundada: os conteúdos passaram a incluir fomento e financiamento para inovação, propriedade intelectual, ecossistemas de inovação, legislação e tecnologias emergentes.

As trilhas de Validação e Tração atendem, respectivamente, empreendedoras que estão estruturando seus produtos e aquelas com soluções já em operação que buscam crescer. Além disso, haverá mentorias coletivas e individuais, atividades de networking e apoio para desenvolvimento pessoal. O Empreendedoras Tech 2025 também se diferencia por abrir espaço para mulheres de diversos perfis, incluindo aquelas fora do ambiente universitário.