Com o objetivo de ampliar a presença de mulheres no mercado internacional, o CMNLP (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa) anunciou a realização do Fórum Mulheres: Mercosul–União Europeia, iniciativa que pretende inserir a perspectiva de gênero nas discussões do Acordo de Livre Comércio entre os dois blocos. O encontro será realizado no dia 27 de novembro, em Brasília, e em 3 de dezembro, em Fortaleza.
Em 2024, startups lideradas exclusivamente por mulheres receberam apenas 2,3% do investimento global de venture capital, segundo o Founders Forum Group, uma queda de 11% em relação ao ano anterior.
Devido a essa realidade, o evento terá como foco a construção de recomendações para ampliar a igualdade de gênero no comércio internacional. Entre os temas em destaque estão o acesso de mulheres ao crédito, a participação feminina em cadeias globais, infraestrutura e mecanismos para apoiar empreendedoras a expandirem seus negócios internacionalmente.
Fundado em 2020 e presidido por Rijarda desde sua criação, o CMNLP é hoje uma rede internacional presente em 18 países. A organização conta com mais de 300 embaixadoras e conecta mais de 7 mil mulheres, promovendo networking, capacitação e articulação entre empreendedoras de diferentes regiões do mundo.