Ter independência financeira, trabalhar com o que ama, seguir o seu propósito: esses são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a abrir uma empresa. A cada dez brasileiros, seis desejam ter um negócio próprio, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2022. Transformar esse desejo em realidade, no entanto, exige mais do que vontade: é necessário traçar uma estratégia sólida. Confira as etapas essenciais para começar seu negócio com o pé direito:
Conhecimento de si, do mercado e da sociedade
O primeiro passo para liderar uma empresa pode parecer óbvio: definir qual é o seu negócio e quais são os objetivos dele. Mas, para isso, é essencial dedicar tempo para a pesquisa e o planejamento. Pergunte-se: o que eu gosto de fazer? No que eu sou boa? Do que a sociedade precisa atualmente? Como posso servir às pessoas?
A intersecção dessas respostas pode revelar o negócio ideal para você: aquele que é lucrativo e ao mesmo tempo gera transformação social.
Setores que estão em alta ultimamente são: tecnologia, educação e treinamento, autocuidado e bem-estar, meio-ambiente e sustentabilidade. Dentro desse contexto, qual serviço você pode oferecer, amando o que faz e sendo bem-remunerada por isso?
Entenda seu próprio negócio
Depois de identificar sua área de atuação, é fundamental conhecer a fundo o seu próprio negócio. Pergunte-se: quais são as minhas vantagens competitivas? Como quero ser vista pelo mercado?
Sua empresa pode se destacar de maneiras distintas, seja pelo preço atraente, pela qualidade dos produtos ou serviços, conveniência e praticidade deles, o valor agregado a esse trabalho ou até mesmo pela experiência que o cliente vai ter a partir dele.
Refletir sobre essas possibilidades permitirá moldar a identidade única da sua empresa e posicioná-la assertivamente no mercado, na medida em que você consegue focar nos pontos fortes de seu negócio e promovê-lo a partir disso.
Faça seu negócio ser descoberto
Estar presente nas redes sociais é quase que uma obrigação nos dias de hoje. Mas a comunicação digital eficaz depende de um profundo entendimento do seu negócio e do seu público-alvo. Se você quer vender produtos para homens idosos, por exemplo, não adianta destinar energias e recursos ao TikTok, plataforma em que eles totalizam apenas 1,7% dos usuários.
Identifique para quem você está falando e adote a estratégia de comunicação mais adequada. As redes sociais não são apenas vitrines, mas também canais de interação direta com seus clientes, por onde é possível construir uma relação de confiança e fidelidade. A autenticidade e a transparência nas redes sociais criam um vínculo genuíno, fazendo com que seu público se sinta parte da jornada do negócio.
Educação empresarial para ir além de competências técnicas
Muitas líderes se dedicam às suas áreas de atuação, capacitando-se para serem advogadas, esteticistas, artistas, entre outras. No entanto, para alcançar o sucesso como empresária, é preciso ir além da competência técnica. É fundamental investir em conhecimento sobre gestão de negócios.
Ser excelente na sua profissão é apenas o começo. Para triunfar como empresária, é essencial dominar planejamento, gestão de pessoas, mercado e finanças. Invista em cursos, workshops e busque mentoria. A educação empresarial afina suas habilidades de liderança e equipa você para desbravar o mundo dos negócios.