O Festival Mulheres no Cinema, que começa quinta-feira, 4, e seguirá até domingo, 7, em São Paulo. Em sua quarta edição, o evento traz uma programação gratuita com 25 produções nacionais de cineastas cisgênero e transgênero com exibição no Cine Olindo, no centro da cidade.
A curadoria é assinada por Alexia Annes, ao lado de juradas convidadas, e reúne produções independentes de ficção, documentários, animações, filmes experimentais e estudantis, com foco em originalidade, inovação temática e estética.
As obras vêm de toda parte do país e seis dos filmes são dirigidos e/ou roteirizados por mulheres negras, um por indígena, dois por mulheres trans e três das diretoras possuem deficiência. Além das exibições, no domingo a mostra irá promover uma homenagem à atriz Luiza Tomé e uma premiação simbólica às participantes.
Entre os filmes mais aguardados estão A Cabana, dirigido por Barbara Sturm e protagonizado por Dira Paes e Zécarlos Machado, e Deixa, de Mariana Jaspe, estrelado por Zezé Motta. A seguir, confira alguns dos destaques da programação:
“A Cabana”, Barbara Sturm (ficção)

Crédito: Divulgação
O filme se passa em uma casa que, dia após dia, permanece imersa numa neblina. Uma mulher (Dira Paes) e um homem (Zécarlos Machado) levam uma vida de forma nebulosa e mecânica, em meio a neblina que os cerca cada vez mais.
Exibição: 07/12 às 14:30 – Spcine Olido
“A Pisada é Delas – Mulheres do Coração Nazareno”, Patricia Yara Rocha (documentário)

Crédito: Divulgação
Reunindo histórias de vida de mulheres do único maracatu rural exclusivamente feminino, o Coração Nazareno, folguedo popular da cidade de Nazaré da Mata, Pernambuco, o documentário permite uma reflexão sobre a luta e resistência feminina pela igualdade de direitos no campo cultural e social.
Exibição: 06/12 às 14:15 – Spcine Olido
“O Ritual”, Aline Nicollete (ficção)

Crédito: Divulgação
Um grupo de senhoras se reúne para realizar um ritual de invocação, aliando sincretismo religioso e técnicas diversas na tentativa de se comunicar com o espírito de “Lourdes”.
Exibição: 06/12 às 15:45 – Spcine Olido
“Deixa”, Mariana Jaspe (ficção)

Crédito: Divulgação
Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.
Exibição: 06/12 às 19:30 – Funart | 07/12 às 14:30 – Spcine Olido
“MilkShake”, Rosa Fernan (ficção)

Crédito: Divulgação
Uma mulher trans vive em busca da feminilidade: todos os dias toma seu MilkShake diet para ficar mais bonita. Sua obsessão se torna perigosa quando ela decide misturar vários tipos de hormônios femininos em sua bebida. O resultado é um abalo suicida que a transporta para uma realidade na subcultura travesti através das imagens.
Exibição: 05/12 às 14:30 – Spcine Olido
“Silêncio, Elas Querem Falar”, Hélia Braz (documentário)

Crédito: Divulgação
A narrativa gira em torno dos relatos das corporeidades existentes na cidade de Niterói, e tem como proposta a ideia de pensar, refletir sobre esses corpos e suas experiências vivendo nesse território.
Exibição: 06/12 às 14:15 – Spcine Olido
“Dois Passos”, Joyci Viegas (ficção)

Crédito: Divulgação
Marcela, uma menina de 12 anos, faz um longo caminho de volta da escola para casa, mas ela ainda não percebe que, todos os dias, é uma sobrevivente.
Exibição: 05/12 às 14:30 – Spcine Olido
“Parla italiano”, Rastricinha Dorneles (ficção)

Crédito: Divulgação
Gabriela e Julia estão vivendo um momento de transformação na relação: a amizade está se tornando algo mais. No entanto, todo o clima romântico é destruído quando Gabriela entra em transe. Julia sem saber o que fazer, precisa chamar a vizinha para ajudar na crise de sua crush.
Exibição: 07/12 às 14:30 – Spcine Olido