O grupo Kering, responsável pelo comando de um conglomerado de marcas de luxo, nomeou Francesca Bellettini como a nova presidente-executiva da Gucci na última quarta-feira (17). A executiva irá substituir Stefano Cantino, após nove meses na liderança da casa.
A italiana atua como vice-presidente da Kering desde 2023, junto com Jean-Marc Duplaix, sendo responsável por marcas como Saint Laurent, Bottega Veneta e Balenciaga. Duplaix também deixará o antigo cargo, que será eliminado, e vai assumir como diretor de operações do grupo.
Bellini iniciou sua carreira como banqueira de investimentos, antes de ingressar no grupo Prada na divisão de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios. Sua atuação na Kering iniciou-se em 2003, como Diretora de Planejamento Estratégico e Diretora Associada de Merchandising Mundial da Gucci. Em 2008, ela assumiu o comando da Bottega Veneta e tornou-se Diretora Mundial de Merchandising e Comunicação em 2010.
A notícia chega às vésperas da estreia de Demna como diretor criativo da Gucci, marcada para 23 de setembro durante a Semana de Moda de Milão. Principal marca do portfólio da Kering, a Gucci sempre foi o principal caixa do conglomerado. Nos últimos trimestres, porém, vêm enfrentando quedas expressivas nas vendas. A nomeação de Francesca Bellettini, primeira grande decisão de Luca de Meo à frente do grupo, sinaliza a pressa em redefinir os rumos da marca.