Ao longo dos 16 anos em que trabalhei no meio corporativo, sendo a maior parte deles envolvida na gestão de pessoas e processos, muitas habilidades precisaram ser desenvolvidas através de conhecimento teórico mas, acima de tudo, na tentativa e erro, na observação dos cenários que se colocavam diante de mim e dos resultados que produziam.
A maioria dos profissionais que assumem a liderança de uma equipe costumam ser referência quando falamos em assuntos técnicos, conseguem dar suporte aos demais colegas e por isso acabam assumindo esse lugar, mas muitas vezes não têm habilidades desenvolvidas na gestão de pessoas. Não desenvolveram conhecimento maior sobre perfis comportamentais, inteligência emocional, motivação e engajamento de equipes.
Já estive em uma empresa onde precisei buscar formas de engajamento para profissionais que estavam cientes de que não teriam espaço para promoção ou aumento salarial… Esse foi um grande desafio, só superado com muita inteligência emocional, criatividade e conhecimento profundo do ser humano, principalmente das pessoas que estavam diretamente trabalhando comigo.
Comecei a agir como uma líder coach e somente assim tive resultados positivos, sem poder de barganha financeiro ou de ascensão de cargo.
Fato é que as empresas precisam olhar para a importância de manterem equipes engajadas. Veja abaixo a pesquisa publicada pelo instituto Gallup:
- 52% dos funcionários estão apenas cumprindo horas e batendo cartão;
- 19% dos funcionários estão ativamente desengajados e contaminando os outros com seu descontentamento;
- 29% dos profissionais estão engajados e mantendo-se produtivos e leais a empresa.
Ou seja: podemos assumir que as empresas trabalham com 29% de mão de obra que realmente faz a diferença! Isso é muito pouco.
O engajamento refere-se ao grau de envolvimento e comprometimento dos membros em relação ao trabalho e aos objetivos da equipe. Quando os membros estão engajados, tornam-se comprometidos para contribuir para o sucesso da equipe e da empresa, com uma atitude positiva em relação ao trabalho e aos colegas.
O engajamento de equipes pode ser influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a cultura organizacional, o ambiente de trabalho, a comunicação e a liderança efetiva. É importante que as instituições promovam este engajamento, pois isso pode levar a um aumento significativo da produtividade, da qualidade do trabalho e da satisfação dos funcionários.
Fundamental para o sucesso de uma empresa, o engajamento de equipes pode afetar positivamente diversos aspectos da operação e do desempenho da organização. Alguns exemplos destes resultados:
Melhora da produtividade: equipes engajadas tendem a ser mais produtivas, pois os funcionários estão mais motivados e comprometidos com o trabalho e com os objetivos da empresa.
Redução da rotatividade: um ambiente de trabalho positivo e com equipes engajadas tende a ter menos turnover, pois os funcionários se sentem mais satisfeitos com a empresa.
Aumento da satisfação dos clientes: equipes engajadas tendem a prestar um atendimento mais eficiente e de qualidade, o que pode levar a um aumento da satisfação dos clientes.
Maior inovação: equipes engajadas tendem a ser mais criativas e proativas, o que pode contribuir para uma maior inovação e desenvolvimento de novos produtos e soluções.
Para aumentar o engajamento das equipes, é importante que a empresa ofereça treinamento e desenvolvimento profissional, crie um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, estabeleça metas desafiadoras, promovendo a comunicação assertiva e a motivação dos colaboradores. Para isso, é preciso entender de forma clara o que motiva de fato as pessoas, é preciso investir tempo na gestão de pessoas.
Não há como engajar uma equipe sem fazer com que ela se sinta importante, minimamente ouvida nas tomadas de decisão, e não apenas vista como simples executora de comandos dados, sem considerar toda sua experiência e conhecimento técnico.
Muitas empresas têm buscado ajuda de profissionais especializados em mentoria de carreira, para implementar esse programa de engajamento que traz resultados incríveis.
Cada vez mais se percebe que as inovações tecnológicas podem ser nosso presente e futuro, mas ainda precisamos de pessoas para apertar os botões!
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
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