A gestão financeira de um negócio costuma ser um dos aspectos mais desafiadores e que mais tiram o sono de uma líder. Faz sentido: a má administração de finanças é um dos motivos centrais pelos quais milhares de empresas são forçadas a fecharem as portas.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva durante a pandemia, 90% dos 1.501 entrevistados revelaram necessitar de educação financeira. Você se identifica com este cenário e também deseja aprender como gerir a parte financeira da sua empresa? Então vamos juntas entender como ter sucesso nisso!

Entendendo a gestão financeira

A gestão financeira envolve processos, métodos e ações que permitem controlar, analisar e planejar as atividades financeiras de uma empresa. Saber movimentar recursos de forma eficiente é essencial para garantir a saúde financeira e promover o crescimento sustentável de um empreendimento.

Separação de contas e uso de crédito

Um dos primeiros erros e, consequentemente, pontos de atenção na gestão financeira, é a junção de contas pessoais e jurídicas. Separá-las é um cuidado que toda líder deve tomar desde a fundação de sua empresa para evitar a confusão entre despesas e facilitar a análise precisa das finanças. Além disso, recorrer a soluções de crédito com bancos deve ser uma opção de última instância, utilizada somente quando as alternativas estão escassas; esse é outro erro custoso à gestão financeira das empresas.

Precificação, lucro e planejamento de receita

A precificação correta dos produtos é uma máxima na gestão financeira. Definir preços de maneira adequada assegura que a empresa seja competitiva no mercado e lucrativa. Monitorar e maximizar os lucros é vital, na medida em que eles sustentam as operações e permitem investimentos futuros. Além disso, elaborar um planejamento de receita faz com que seja possível definir metas claras e orientar os esforços dentro da empresa.

Gestão de estoque e fluxo de caixa

Manter um estoque enxuto é uma ótima maneira de reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Ao simplificar o estoque, você evita desperdícios e libera capital que pode ser necessário e aproveitado em outras áreas do negócio.

Agora que você já conhece os principais conceitos da educação financeira, vamos explorar algumas estratégias de negócio que podem ajudar a aprimorar ainda mais sua gestão financeira e ter mais lucro e felicidade em seu negócio.

Matriz BCG

Para gerenciar melhor os produtos e serviços, a Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que traz bastante clareza. Ela categoriza os produtos em quatro quadrantes:
Vacas Leiteiras: produtos com alta participação de mercado em um mercado maduro, gerando receita consistente.

  • Estrelas: produtos com alta participação em um mercado em crescimento, necessitando de investimentos.
  • Abacaxis: produtos com baixa participação em um mercado de baixo crescimento, que podem ser descontinuados.
  • Interrogações: produtos com baixa participação em um mercado em crescimento, exigindo investimentos significativos.
  • Entender essa matriz permite alocar recursos de forma eficiente, maximizando os retornos.

Estratégia do Oceano Azul

A estratégia do oceano azul sugere a criação de novos mercados (oceanos azuis), onde a concorrência é irrelevante. Em vez de competir em mercados saturados (oceanos vermelhos), a empresa inova em valor, combinando diferenciação e baixo custo. Para aplicá-la, é preciso entender profundamente as necessidades não atendidas dos clientes e buscar inovações que ofereçam diferenciação significativa em relação aos concorrentes. Isso pode incluir novos recursos, serviços ou até mesmo uma abordagem completamente nova para resolver as demandas do consumidor.

Marketing e comportamento do consumidor

Entender do marketing da nova era pode transformar a forma que você administra os recursos da sua empresa. Algumas tendências importantes incluem:
Compras por canais Online: estar presente e vender através de plataformas.

  • Marketing de degustação: oferecer amostras ou testes gratuitos.
  • Construção de autoridade nas redes: desenvolver uma presença forte nas redes sociais.
  • Encantamento do cliente: proporcionar uma experiência excepcional.
  • Marketing de conteúdo: Compartilhar conteúdos que educam e mostram os bastidores do seu serviço e produção.
  • Estudo do comportamento do consumidor: analisar tendências de consumo para que seja possível ajustar estratégias de marketing e vendas.

Implementar estas estratégias pode transformar a gestão financeira da sua empresa. Não desanime! Se você adota ao menos uma das estratégias de gestão citadas já está no caminho certo.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.