Grace Wales Bonner é a nova diretora criativa da Hermès e a primeira negra no cargo

Aos 35 anos, a estilista britânica sucede Véronique Nichanian após quase quatro décadas no comando da linha masculina da marca francesa

Malick Bodian/Divulgação
Seu primeiro desfile à frente da linha masculina está previsto para janeiro de 2027 Foto: Malick Bodian/Divulgação

Grace Wales Bonner acaba de ser nomeada diretora criativa da linha masculina da Hermès, na terça-feira, 21, tornando-se a primeira mulher negra à frente de uma grande casa de luxo. A escolha encerra os 37 anos de comando de Véronique Nichanian, que confirmou sua saída na última quinta-feira, 16.

Aos 35 anos, Grace é filha de mãe inglesa e pai jamaicano e esteve à frente de sua própria marca, a Wales Bonner, desde 2014, fundada logo após se formar na Central Saint Martins. Seu trabalho, marcado pela mistura de alfaiataria europeia e referências de sua herança afro-caribenha, explora temas como identidade e herança cultural.

Premiada com o LVMH Prize em 2016, a designer também atua como curadora, escritora e pesquisadora cultural. Suas colaborações incluem parcerias com Adidas Originals, o MoMA (Museum of Modern Art) e nomes como Kendrick Lamar, Lewis Hamilton e Solange Knowles, sendo uma das vozes mais inovadoras da moda contemporânea.

“Sinto-me profundamente honrada por me ter sido confiada a função de diretora criativa da linha ready-to-wear masculina da Hermès. Embarcar neste novo capítulo, seguindo os passos de uma linhagem de artesãos e designers consagrados, é um sonho tornado realidade. Gostaria de expressar a minha gratidão a Pierre-Alexis Dumas e Axel Dumas pela oportunidade de trazer a minha visão para esta casa mágica”, disse Grace em comunicado. 

A estilista irá integrar o time de direção da marca junto com Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico geral, Nadège Vanhee, responsável pela linha feminina e Pierre Hardy, diretor criativo de calçados, joias, alta joalheria e objetos de beleza.

O anúncio vem em um momento no qual a indústria ainda é dominada por homens brancos, o que se confirmou com a nomeação de apenas três mulheres como diretoras criativas na última temporada: Rachel Scott, na Proenza Schouler, Louise Trotter, na Bottega Veneta e Maria Grazia Chiuri, na Fendi.

Em comunicado, Pierre-Alexis Dumas elogiou a entrada de Grace: “Estou muito feliz por dar as boas-vindas a Grace à família de diretores artísticos da Hermès. A sua visão sobre a Moda contemporânea, o artesanato e a cultura contribuirá para moldar o estilo masculino da Hermès, combinando a herança da marca com um olhar confiante sobre o presente. O apetite e a curiosidade de Grace pela prática artística ressoam fortemente com a mentalidade e a abordagem criativa da Hermès. Estamos no início de um diálogo mútuo enriquecedor”, afirmou. 

Seu primeiro desfile à frente da linha masculina está previsto para janeiro de 2027, durante a Semana de Moda de Paris, após a apresentação da última coleção de Nichanian, marcada para janeiro de 2026.