O Instituto Criar, em parceria com a Disney, anunciou o edital “Elas Criam – Mulheres de Impacto”, voltado a realizadoras cis, trans e travestis de territórios periféricos da Grande São Paulo. A iniciativa vai premiar três curtas-metragens de impacto, cada um com apoio de R$ 60 mil, além de mentorias e acesso a equipamentos e estúdios do Instituto.
O foco é apoiar histórias que dialoguem com temas sociais de interesse coletivo, trazendo novas vozes para uma indústria ainda marcada pela desigualdade de gênero. “Mais do que um fomento, este edital é um convite para transformar a forma como o audiovisual é feito. Histórias contadas a partir de diferentes vivências e territórios têm o poder de gerar mudanças reais, inspirar comunidades e abrir caminhos para uma indústria mais justa e plural”, afirma Priscila Machado, codiretora executiva de Gestão e Impacto do Instituto Criar.
Além do aporte financeiro, as vencedoras terão acesso a mentoria da cineasta Kelly Castilho, vice-presidente do Instituto +Mulheres do Audiovisual Brasileiro, e poderão usar gratuitamente estúdios, equipamentos e espaços físicos da Usina Criar.
As inscrições ficam abertas de 28 de agosto a 15 de setembro no site www.institutocriar.org. Nesse período, serão oferecidas formações gratuitas para interessadas: Desenvolvimento de Projetos, com a produtora executiva Monique Rocco (Maria Farinha Filmes), e Distribuição de Impacto, com a Taturana Cinema e Impacto Social. Também haverá uma live aberta para apresentar o edital e tirar dúvidas no dia 1º de setembro, às 19h30.
O processo de seleção será feito em duas etapas: primeiro, análise dos projetos inscritos, que levará à escolha de dez finalistas; em seguida, as candidatas participarão de um pitching, do qual sairão os três curtas contemplados.
Para a Disney, a ação se conecta a um compromisso global. “É uma alegria apoiarmos um projeto tão relevante, que reconhecerá e incentivará mulheres na criação de curtas-metragens. A iniciativa se conecta diretamente ao nosso programa Disney Future Storytellers, que investe em ampliar o acesso de grupos sub-representados à formação em áreas ligadas à indústria audiovisual”, destaca Belén Urbaneja, VP de CSR, Corporate Brand Management and DE&I, The Walt Disney Company Latin America.
A ação tem ainda o apoio de instituições como Kinoforum, SPCine, +Mulheres, Media For Change e outras organizações parceiras. “É fundamental fortalecer redes de apoio para que as cineastas possam contar as histórias de suas comunidades e usar sua voz como ferramenta de transformação”, reforça Anna Carl Lucchese, coordenadora do projeto.
Com duas décadas de atuação, o Instituto Criar já impactou mais de 2.800 jovens de territórios periféricos. Pesquisa realizada pela Quaest mostrou que 88% dos ex-alunos estão empregados, sendo a maioria no audiovisual e na tecnologia, e registraram até 844% de incremento de renda ao longo do tempo.