Em uma nova fase de sua carreira, Gloria Groove está quebrando barreiras e trazendo o pagode para um novo contexto. Durante a coletiva de ontem à noite, a artista compartilhou sua inspiração para o projeto “Serenata da GG Volume 2”, que inclui colaborações com Mumuzinho, Menos É Mais, Thiaguinho, Sampa Crew e Ana Carolina.

– Drag é exagero e pagode é amor. “Serenata” é o amor exagerado… Eu queria uma estética do amor extremo, algo que misturasse a paixão do pagode com a intensidade da drag. O projeto nasceu com essa ideia de amor exagerado e entrega total.

A IstoÉ Mulher acompanhou a entrevista e o pocket show do lançamento do segundo volume de pagode da artista, que estará disponível nas plataformas digitais nesta quinta-feira, a partir das 21h. O novo EP promete uma imersão profunda em suas influências musicais e no seu processo criativo. A artista revelou que se inspirou nas referências dos anos 90, trazendo à tona o R&B brasileiro e homenageando ícones do pagode, como Belo e Sampa Crew.

– Eu fui atrás do álbum que estudamos para iniciar o processo de composição: o “Desafio” do Belo, que traz a canção “Teu Mel, Tua Boca Tem o Mel”. Foi nesse jeito de amar e se entregar que eu construí a “Serenata”.

Para Groove, o lançamento é uma oportunidade de se reconectar com sua essência artística e homenagear as referências que moldaram sua trajetória, “Cada novo passo faz a diferença para todos que vêm atrás”, observou ela. “Para mim, pode parecer natural e orgânico, mas é um marco de representatividade para muitas pessoas”.

Mergulhar no universo do pagode como drag queen vai além de uma escolha estética, é uma forma de desafiar estigmas e redefinir seu espaço no cenário musical:

– É tão fácil ser estigmatizada como drag queen e ser limitada a rótulos que definem o que você deve fazer. Eu amo desafiar esses moldes em tudo: através do look, do meu corpo e da minha sonoridade. O pagode na minha vida agora é natural, mas entendo que a minha presença nesse estilo pode engajar. Onde está a limitação da expressão? Quem realmente domina um estilo?

Ela acredita que todos saem ganhando, já que o pagode é um gênero majoritariamente masculino.

– Vale lembrar que, no meu caso, isso ainda é verdade, porque sou um homem, apesar de ser uma drag queen. Estou fazendo isso dentro da minha expressão artística, carregando a minha comunidade e mostrando a potência que temos. Acredito que não estou apenas fazendo pagode, mas criando uma era do pagode que dialoga com as cores, temas e conceitos típicos das divas pop.

Além do sucesso do volume 1 de “Serenata da GG”, Gloria Groove refletiu sobre um dos momentos mais marcantes de sua carreira: o show no Rock in Rio. Ela destacou a escolha de tons terrosos para o cenário como um símbolo de conexão com suas raízes: “foi uma forma de me sentir pé no chão, provando que estou cuidando mais de mim e do Daniel”.

Aos 29 anos, Groove acredita estar em um momento de reencontro pessoal e artístico. “Dizem que o retorno de Saturno traz mudanças importantes, e estou sentindo que a vida me mostra tudo o que importa. Parece que esse é o movimento do meu ano de 2024. Estou amando o jeito que isso se manifesta artisticamente, porque o processo acontece de dentro para fora”.

Nosso Primeiro Beijo

Inicialmente, a música “Nosso Primeiro Beijo” não era a escolha de Gloria Groove para single, mas a canção se destacou de maneira inesperada. Com trechos viralizados nas redes sociais, o hit conquistou rapidamente fãs e músicos, ultrapassando a bolha inicial e ganhando popularidade.

Groove percebeu o impacto do sucesso da faixa durante um evento recente. “Ouvi a mesma pergunta do Xande, do Harmonia, e do Tiaguinho: ‘Você já entendeu que sua música estourou?’ Foi aí que comecei a processar a seriedade do que estava acontecendo.” A artista acredita que “Nosso Primeiro Beijo” ajudará a carreira de muitos artistas, consolidando-se como um marco em sua trajetória.

– O que realmente me toca é ver as pessoas tocando a música todos os dias. Eu amo ver os vídeos de famosos cantando ‘“Nosso Primeiro Beijo” em shows, mas o que realmente me emociona é ver como a música se tornou presente no cotidiano das pessoas.

Gloria Groove expressou sua felicidade e surpresa ao receber a indicação ao Grammy Latino deste ano, reconhecimento pela sua obra “Futuro Fluxo”. Durante a coletiva ela destacou o quanto sonhou com esse momento e como nunca imaginou que sua primeira indicação viria de um projeto tão significativo. A artista enfatizou que essa conquista é um “laço de fita” em tudo que viveu, trazendo à tona memórias de sua trajetória desde os pequenos shows até alcançar grandes festivais.

O projeto “Serenata da GG” tem movimentado a carreira de Gloria Groove de maneiras inesperadas. E podemos esperar as seguintes faixas:

1. Madrugada
2. Linguagem do Amor / Lado Insano (feat. Mumuzinho)
3. Larica de Você (feat. Menos É Mais)
4. Amor Pilantra
5. Entendi Errado
6. Chamada Proibida (feat. Thiaguinho)
7. Sinal
8. Programa Favorito
9. Depois do Pra Sempre
10. Desliga Você (feat. Sampa Crew)
11. Quem de Nós Dois / Encostar na Tua (feat. Ana Carolina)
12. Apaga a Luz

No dia 19 de outubro, Gloria apresentará ao vivo o repertório de Serenata no Espaço Unimed, uma das principais casas de show de São Paulo.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da IstoÉ