Durante mais de duas décadas, Maria Paola de Salvo acompanhou de perto as transformações do jornalismo brasileiro. Entre pautas urgentes e reportagens investigativas, atuou como repórter e editora em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Assinou matérias de grande relevância nacional, deu voz a histórias importantes, mas, mesmo no auge da carreira, sentia que algo ainda faltava.
Paola buscava mais do que manchetes, queria provocar mudanças reais. Foi então que uniu sua experiência em comunicação com o empreendedorismo para criar a EasyTelling, a primeira plataforma de inteligência artificial conversacional desenvolvida para resolver problemas por meio da ciência aplicada.
Com acesso a mais de 200 milhões de estudos de diferentes áreas e países, a ferramenta identifica e entrega, em poucos segundos, evidências científicas com textos de fácil compreensão. “Tudo em linguagem clara, direto na conversa, seja pelo celular, computador ou WhatsApp”, afirma.
Segundo a jornalista, a EasyTelling responde a questões práticas com base nas melhores evidências disponíveis, como: “Qual a política pública mais eficaz para enfrentar doenças tropicais negligenciadas?” ou “Como combater a resistência a antibióticos no meu hospital?”.
Instituições como a Fiocruz e a Fundação Bill & Melinda Gates, reconhecidas mundialmente pelo compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento social, estão entre as parceiras oficiais da plataforma.
No campo das políticas públicas, a EasyTelling já está transformando mais de seis mil pesquisas científicas financiadas pelo Ministério da Saúde em fichas técnicas acessíveis. “Esses materiais são voltados a gestores e profissionais do SUS, com o objetivo de embasar decisões e fortalecer a formulação de políticas públicas de saúde”, diz.
Além do setor público, a plataforma também atende empresas e indústrias dos setores médico, farmacêutico e de materiais, oferecendo respostas científicas sob medida para desafios como inovação de produto, sustentabilidade, regulação e posicionamento de mercado.
Em 2024, a entrada do sócio Lucas Miranda impulsionou a estratégia de crescimento e ampliou o alcance da marca. Hoje, qualquer pessoa, desde gerentes de inovação a gestores públicos, pode fazer uma busca diretamente na ferramenta.
“O usuário pode perguntar qualquer coisa e receber um resumo técnico na hora, com base nas melhores e mais atualizadas evidências científicas disponíveis no mundo”, revela.
Visão empreendedora
Para tirar a EasyTelling do papel, Paola usou sua bagagem como jornalista para definir uma visão estratégica voltada à inovação. “Nunca me imaginei como empresária, era um tema pouco abordado na universidade, no entanto, o conhecimento na área me ajudou nesse processo.”
Ela seguiu estudando o mercado e ingressou em um mestrado na London School of Economics, em Londres, com foco em desenvolvimento por meio da comunicação. Durante esse período, atuou como voluntária em uma ONG e vivenciou, na prática, o impacto da ciência aplicada em diferentes realidades.
De volta ao Brasil, passou a trabalhar na consultoria da Fundação Bill & Melinda Gates, no programa Grand Challenges, voltado a pesquisas inovadoras em saúde. Durante seis anos, acompanhou 20 projetos financiados pela organização em parceria com o Ministério da Saúde.
“Durante essa fase, apliquei a metodologia da tradução do conhecimento com eles, uma comunicação que transforma dados científicos em informações acessíveis, capazes de orientar decisões e gerar impacto real na sociedade”, conta.
Com o acompanhamento de Paola, os resultados vieram rapidamente e os projetos começaram a receber novos financiamentos do governo. Foi então que a jornalista decidiu deixar a consultoria para fundar sua própria marca. “Primeiro criei uma consultoria e depois de muita insistência e resiliência, consegui entrar no mercado”, relembra.
Paola se tornou a segunda brasileira certificada na metodologia da tradução do conhecimento pela Universidade de Toronto, no Canadá, e desenvolveu uma versão mais simplificada e ágil da abordagem. “Com o meu método, em um único dia, qualquer pesquisador consegue elaborar uma aplicação do próprio estudo em apenas seis passos”, explica.
Ao longo de 12 anos à frente da própria marca, a jornalista conseguiu responder à pergunta que sempre a moveu a empreender: “Por que tantas pesquisas científicas não geram ação, aplicação, mudança ou impacto?”
Para Paola, a proposta da EasyTelling é ampliar o acesso à informação científica e acelerar decisões fundamentadas em evidências, aproximando a produção acadêmica das demandas do cotidiano. “É um reflexo do que eu acredito: gerar impacto com propósito”.