Seguir os passos da mãe foi uma escolha natural para Manuela Salvatti. A admiração por Rita Salvatti, que sempre foi sua referência profissional e pessoal, virou parceria de vida e de carreira. Sócias na Source Of, marca de dermocosméticos formulados à base de pré e probióticos, mãe e filha transformaram a tradição familiar de décadas em uma empresa digital.
Formadas em farmácia, Rita e Manuela percorreram caminhos semelhantes e encontraram na formulação de produtos dermatológicos a essência que buscavam na profissão. Dona de uma farmácia de manipulação há quase 40 anos, em Foz do Iguaçu, Rita acompanhou de perto a evolução do setor de produtos manipulados no país.
“Essa história de trabalhar com produtos de manipulação começou junto com o meu pai, na farmácia dele. Então faz parte da minha trajetória, está no meu DNA”, conta Rita.
Na época, o setor de manipulação ainda era pouco explorado no Brasil. Um dos grandes exemplos que Rita viu surgir foi a marca O Boticário. O dono, também farmacêutico, havia acabado de lançar o primeiro perfume, um marco para a geração de profissionais da área. “Eu ainda era estudante e pensava: um dia, posso fazer algo assim”, lembra.
Com o sonho de ter uma marca própria, Rita se casou, mudou para o Paraná, teve duas filhas e abriu uma farmácia de manipulação. Enquanto cuidava das meninas, se dedicava à criação de novas fórmulas. “Sempre tentei entender as reais necessidades dos pacientes e entregar o que eles precisavam”, destaca.
Ela desenvolveu cremes para rosto, ressecamento, rugas e prevenção de estrias na gravidez. “Me envolvi em todo o processo, escolhendo os melhores ativos, mesmo com dificuldade, pois no começo havia poucas novidades ainda”, conta.
De mãe para filha
Manuela observava atentamente cada passo da mãe e desde menina ajudava na organização, no caixa e na entrega de medicamentos aos clientes. Essa vivência despertou seu interesse pelo desenvolvimento de fórmulas. “Eu passava o dia na farmácia. Quando não estava na escola, nas aulas de inglês ou em alguma atividade extracurricular, seguia para lá”, detalha.
A farmacêutica até tentou seguir outro caminho, chegou a cursar direito na universidade, mas a vocação falou mais alto. “Quando decidi seguir o mesmo caminho da minha mãe, quis trazer o olhar para um novo tempo, com foco em sustentabilidade e bem-estar”, afirma.
Com essa percepção, vieram também as mudanças, Manuela se casou e mudou para Curitiba, no entanto, não queria perder a sua conexão com a farmácia, com a história construída e com o público de Foz do Iguaçu.
Então surgiu a ideia de criar uma marca de dermocosméticos separada, mas com os valores do negócio da família. “A Source Of nasceu da essência dos componentes, dos princípios ativos e do nosso cuidado com os clientes.”
Unindo ciência e tecnologia, a nova marca conquistou espaço na internet. Manuela estruturou um e-commerce, desenhou uma identidade visual e passou a compartilhar nas redes sociais vídeos explicativos, conteúdos que costumava dividir com os clientes no balcão da farmácia.
“Isso gerou uma conexão, porque as pessoas gostaram de entender o que cada princípio ativo correspondia. Afinal, muitos pacientes recebem uma receita e não sabem exatamente para que cada item serve”, explica Manuela.
Saúde antes da beleza
A Source Of surgiu assim, entre explicações na internet e uma relação de cuidado na produção. “Os produtos que desenvolvemos hoje nasceram lá atrás, com base nesse conhecimento. A gente sabe o que cada ativo faz na pele, conhece o comportamento deles, e isso dá muita confiança para criar novas fórmulas”, garante a farmacêutica.
Desde o lançamento, Rita e Manuela têm trabalhado para informar o público. “Vejo que as pessoas entendem o que estão usando e essa é justamente a ligação que sempre buscamos”, diz Manuela.
Para ela, o diferencial da marca está na escolha criteriosa dos componentes e na profundidade dos estudos por trás de cada fórmula. “Os probióticos, por exemplo, são algo muito inovador no mercado de cosméticos. Há cada vez mais pesquisas sobre a barreira cutânea e o microbioma da pele. É uma questão de saúde mesmo, que antes quase não era discutida”, explica.
Com fórmulas à base de pré e probióticos, Rita acredita que o cuidado com a pele vai além da estética. “Priorizamos sempre a saúde antes da beleza. Essa foi a minha principal preocupação desde o início, quando comecei a desenvolver os cremes no meu próprio laboratório”, finaliza.