A executiva mexicana Maru Escobedo assumirá, a partir de 1º de março, a liderança das operações do BMW Group na América Latina. Atual presidente do BMW Group Brasil, ela passará a comandar a montadora em 27 países da região, com base no México, seu país de origem, no lugar de Reiner Braun.
A empresa informou que o sucessor de Maru na presidência da BMW Brasil será anunciado em breve. Até sua definição, a executiva continuará à frente das operações da BMW e da MINI no país.
Com mais de 20 anos de atuação no BMW Group, ela ingressou na companhia em 1998 e, ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de gerência na Alemanha, com atuação direta nas marcas BMW e MINI, além de posições de direção e presidência no México ao longo de sete anos.
Antes de assumir a presidência da operação brasileira, em janeiro de 2023, Maru esteve à frente da BMW Group México, onde liderou a consolidação da marca no segmento premium.
Com a nomeação de Maru, ela se torna a primeira mulher a comandar o BMW Group na América Latina. Também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da BMW no Brasil, em um momento em que a montadora avança em projetos ligados à eletrificação da frota, à transformação digital e à preparação da plataforma Neue Klasse.