Mulheres lideram inscrições no Enem 2025

Mais de 60% dos participantes confirmados são mulheres, segundo dados do Inep

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Mulheres representam a maioria entre os inscritos confirmados no Enem 2025, segundo dados do Inep Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As mulheres são maioria entre os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. De acordo com dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na terça-feira (5), 60,06% dos inscritos confirmados são mulheres, o que representa 2.889.851 candidatas entre os 4.811.338 inscritos. Com informações da Rádio Senado.

A predominância feminina nas inscrições do Enem é uma tendência observada em edições anteriores. Em 2024, elas representaram 60,59% dos participantes. O exame segue como um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Esse dado acompanha um movimento já consolidado no país. Segundo levantamento do Censo da Educação Superior 2023, edição mais recente da pesquisa, as mulheres representam 59% das matrículas em cursos de graduação, tanto nas instituições públicas quanto privadas. A maior presença feminina reflete uma busca crescente por qualificação e autonomia profissional.

O Enem 2025 também registrou crescimento no número total de inscrições, com aumento de 11%. Este é o terceiro ano consecutivo de alta, após quedas registradas entre 2017 e 2022.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o país. O exame avalia conhecimentos em quatro áreas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além da redação.