Mulheres lideram uso de IA para comunicação em pequenos negócios, mostra estudo

Pesquisa aponta que empresárias utilizam mais assistentes virtuais e ferramentas de texto gerado por inteligência artificial do que seus pares homens

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Mulheres lideram o uso de inteligência artificial voltada à comunicação e atendimento em pequenos negócios, segundo pesquisa do Sebrae Foto: Freepik

Mulheres empreendedoras estão na dianteira quando o assunto é o uso de inteligência artificial (IA) para impulsionar a comunicação em seus negócios. É o que revela o estudo Digitalização nos Pequenos Negócios 2025, do Sebrae, que analisou a adoção de tecnologias digitais por micro e pequenas empresas em todo o Brasil.

A pesquisa mostra que 57% das mulheres que usam IA em seus negócios recorrem a ferramentas de geração de texto — como ChatGPT e Copilot —, enquanto entre os homens esse percentual é de 47%. O mesmo padrão se repete no uso de assistentes virtuais, como a Alexa e o Google Assistente: 61% das empreendedoras utilizam esses recursos, frente a 53% dos homens.

Esses dados reforçam a tendência de que mulheres estão mais abertas a incorporar soluções de IA voltadas à interação com o público e à produção de conteúdo, áreas que costumam exigir habilidades de comunicação, escuta e linguagem. O relatório afirma que as mulheres tendem a usar a tecnologia como aliada estratégica para ampliar sua presença digital e otimizar o relacionamento com os clientes.

Além disso, o uso de aplicativos para edição e melhoria de imagens também é mais frequente entre elas: 60% das mulheres utilizam esse tipo de ferramenta, contra 48% dos homens. Já o reconhecimento facial, utilizado para autenticação em dispositivos ou segurança de dados, aparece com 79% de adesão entre as empresárias, enquanto 75% dos empresários disseram usar esse recurso.

Ao todo, 44% dos donos de pequenos negócios no país afirmaram já utilizar alguma forma de inteligência artificial no cotidiano de suas empresas, um crescimento expressivo em relação aos 25% registrados em 2024. A pesquisa aponta ainda que o uso de IA é mais comum entre empreendedores com ensino superior (60%) ou pós-graduação (75%), e entre os mais jovens: 56% dos que têm até 34 anos já adotaram a tecnologia, contra 38% entre os que têm 65 anos ou mais.

Segundo o Sebrae, a digitalização se tornou um fator-chave de competitividade no segmento de pequenos negócios. O estudo integra os esforços da instituição para monitorar a transformação digital nas empresas brasileiras e orientar políticas de capacitação e inovação. A íntegra do relatório está disponível no portal do Sebrae.