Mulheres negras poderão explorar ferramentas de IA no Conecta PretaLab

Evento no Sesc Pompeia oferece oficinas práticas, debates e formação para ampliar o acesso de mulheres negras à tecnologia

Envato
Nos dias 6 e 7 de dezembro, as oficinas práticas vão apresentar ferramentas de IA que já fazem parte das rotinas de estudo, trabalho e empreendedorismo. Foto: Envato

O impacto da inteligência artificial no cotidiano, desde organizar finanças a estudar para provas, passa pelo debate de como incluir mulheres negras na utilização e criação dessas ferramentas. É essa pergunta que move o Conecta PretaLab, evento que começa nesta terça-feira, 2, às 19h, no Sesc Pompeia, em São Paulo.

O encontro reúne oficinas, rodas de conversa e uma programação focada em apresentar, na prática, o potencial da IA para facilitar a vida cotidiana, ampliar oportunidades e democratizar o acesso à tecnologia. A iniciativa é organizada pela PretaLab, projeto do Olabi dedicado a impulsionar mulheres negras e indígenas nas áreas de inovação e tecnologia.

Oficinas e workshops 

No palco de abertura estará a mesa “Inteligência Artificial e Justiça Social”, com nomes como Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, Mayara Ferrão, artista visual e referência em arte com o uso de IA e Silvana Bahia, codiretora do Olabi.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, as oficinas práticas vão apresentar ferramentas de IA que já fazem parte das rotinas de estudo, trabalho e empreendedorismo, com seu uso para a criação de currículos, revisão de textos, organização de planilhas, desenvolvimento de artes para pequenos negócios e simplificação da gestão financeira.

As responsáveis pelos workshops são ex-alunas da PretaLab e, como para muitas participantes será o primeiro contato com essas ferramentas, o evento trará explicações simplificadas, exemplos e demonstrações no celular e no computador. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do Sesc.