Nova função da Uber permite corridas só entre mulheres nos Estados Unidos

Em fase de testes, recurso permite que passageiras escolham motoristas mulheres e que motoristas aceitem apenas corridas com outras mulheres

Freepik
Nova função da Uber permite que usuárias optem por motoristas mulheres em corridas nos EUA Foto: Freepik

A Uber anunciou hoje (24) o início de uma nova funcionalidade que permite que passageiras escolham ser atendidas exclusivamente por motoristas mulheres. O recurso também dá às motoristas a opção de aceitar apenas corridas com outras mulheres, como forma de aumentar a segurança e o conforto dentro da plataforma.

O projeto, que ainda está em fase de testes, permite que motoristas mulheres ativem uma opção em seu aplicativo para receber apenas passageiras do sexo feminino, enquanto passageiras mulheres podem, ao solicitar uma corrida, escolher ser atendidas por motoristas femininas.

A medida surge em um momento em que a Uber enfrenta processos legais nos EUA relacionados a denúncias de assédio e agressão ocorridos em corridas. A empresa já havia implementado outros recursos de segurança, como compartilhamento da rota em tempo real e botão de emergência para policiais, e agora amplia esse escopo com a iniciativa de gênero exclusivo.

Outros testes já foram realizados no mundo, como é o caso de Lisboa. A Uber informou que a funcionalidade está sendo testada apenas em território norte-americano e não deu detalhes sobre um possível lançamento em outros países ou sobre o número de mulheres que já aderiram à novidade.

A companhia pretende monitorar o desempenho e a recepção da novidade, incluindo indicadores de segurança e satisfação das usuárias, para avaliar a expansão do recurso em mais regiões.