A Pinacoteca de São Paulo, em parceria com a CHANEL, lançou uma residência artística anual voltada exclusivamente para mulheres artistas. A primeira edição estreou no dia 23 de agosto com a exposição Temporã, da paulistana Juliana dos Santos, que faz sua primeira estreia individual em uma grande instituição. Apoiado pelo CHANEL Culture Fund, o projeto tem como objetivo dar mais visibilidade às mulheres no universo das artes visuais, que historicamente possuem menos representação na área.
A cada ano, uma artista será escolhida para desenvolver um projeto com o apoio e mentoria internacional da rede CHANEL Art Partners, além de ganhar um espaço para apresentar seu trabalho em uma exposição individual na Pinacoteca. Juliana dos Santos inaugura a residência com uma série de pinturas feitas a partir de pigmentos naturais, resultado de uma pesquisa que dialoga com arte, história e educação.
Famosa pelo uso do azul extraído da flor Clitoria ternatea, cuja cor muda com o tempo devido à oxidação, Juliana amplia sua paleta na nova exposição, incluindo pigmentos como catuaba, erva-mate e pau-brasil.
Com participações em exposições importantes, como a 12ª Bienal do Mercosul e a mostra Dos Brasis: Arte e Pensamento Negra, Juliana já tem obras nos acervos da Pinacoteca e do Museu da Língua Portuguesa. Seu trabalho também envolve performances e atuou como artista residente e professora no departamento de Pintura Contextual da Academia de Belas Artes de Viena, na Áustria.
A iniciativa reforça o papel da Pinacoteca como um espaço que valoriza a diversidade artística e a igualdade de gênero, ao mesmo tempo que amplia a presença da CHANEL no Brasil através do Culture Fund, que apoia projetos em instituições internacionais, como o CalArts, nos Estados Unidos, e o Hamburger Bahnhof, na Alemanha.
A exposição Temporã fica em cartaz a partir de 23 de agosto na Galeria Praça da Pina Contemporânea (Av. Tiradentes, 273 – São Paulo), com funcionamento de quarta a segunda, das 10h às 18h (às quintas, até as 20h, com entrada gratuita após as 18h). Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), com entrada gratuita aos sábados e no segundo domingo do mês.