O Protocolo de Palermo abriu o precedente para que muitas políticas públicas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas fossem criadas. Essa resposta do estado ao crime de tráfico é profundamente importante e precisa caminhar junto das organizações que se dedicam a estar na linha de frente desse combate.

No terceiro episódio, o podcast recebe Anália Ribeiro, representante da The Freedom Fund no Brasil, e Fátima Lucena, socióloga, assistente social e professa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para debater sobre o tema.

Toda politica pública é um conjunto de, decisões, ações e programas tomados pelo governo federal, estadual e municipal. Elas asseguram direitos para vários grupos da sociedade ou para determinados segmentos, esses direitos são assegurados pela constituição brasileira.

SUS (Sistema Único de Saúde), o EJA (Educação para jovens e adultos) e a política nacional de enfrentamento de violência contra mulheres, são exemplos de políticas públicas do Brasil. E tem mexem com a vida de toda população, entre elas as mais desfavorecidas.

“Bem, a gente precisa entender que para a existência dessa política pública, houve uma provocação internacional que veio através do protocolo de palermo . O protocolo contra a criminalidade organizada, que veio derivada de uma reunião em palermo,  assinada por mais de 268 estados membros das Nações Unidas, e ao assinar eles assumiram um compromisso com o enfrentamento a esse tipo de criminalidade organizado, com destaque a criança, adolescente e mulheres (…)”, Explicou a representante da The Freedom Fund no Brasil.

O episódio completo você pode escutar no spotify, no link abaixo