Programa oferece apoio a mulheres do CadÚnico que querem empreender

São Luís (MA) será a primeira cidade a receber o programa, que oferece capacitação, mentoria e apoio de R$ 1.200 para investir em pequenos negócios

Roberta Aline / MDS
Autoridades e representantes das instituições parceiras durante o lançamento do programa Renda e Futuro, em Brasília Foto: Roberta Aline / MDS

O IRME (Instituto Rede Mulher Empreendedora) lançou, na terça-feira (5), o programa Renda e Futuro, iniciativa voltada à capacitação de mulheres de baixa renda com foco na promoção da autonomia financeira por meio do empreendedorismo. O projeto, realizado em parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e com o apoio da Visa, será implementado inicialmente em São Luís (MA), cidade escolhida por seu alto índice de vulnerabilidade social e por estar fora do eixo Sul-Sudeste.

Destinado exclusivamente a mulheres inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), o programa selecionará 120 participantes para formações presenciais com duração de oito horas. As capacitações abordarão temas como organização financeira, modelos de negócio, autoconhecimento e liderança. Ao final dessa etapa, 20 mulheres serão escolhidas para participar de mentorias individuais com especialistas do IRME e receberão um incentivo financeiro de 1.200 reais para investir em seus negócios.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto e devem ser feitas por meio de formulário on-line. Para participar, é necessário ser mulher, ter 18 anos ou mais, estar inscrita no CadÚnico, residir em São Luís (MA), ter disponibilidade para os encontros presenciais e demonstrar interesse em empreender ou possuir uma ideia de negócio.

As capacitações ocorrerão nos dias 2 e 3 de setembro, e as mentorias serão realizadas entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro.