Durante décadas, o mercado segurador e a indústria automotiva concentraram as decisões estratégicas, tanto de produtos quanto políticas internas, nas mãos dos homens. Essa realidade chamou a atenção da Solera, empresa global de tecnologia para seguros e automotivos que acaba de implementar no Brasil um programa voltado para a ascensão de mulheres no setor.
Segundo o último Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, produzido anualmente pela CNseg, 53% dos funcionários são mulheres, sendo que 40,4% das empresas promovem ações visando a formação de novas lideranças femininas e 84,6% delas adotam práticas de promoção da diversidade e não discriminação. Porém, os homens ainda ganham, em média, 31,5% a mais.
O que representa a chegada do WIINS ao país
Foi nesse contexto que nasceu o WIINS (Women in Insurance), iniciativa criada para formar, apoiar e conectar mulheres em diferentes etapas de carreira. O programa é uma rede de mentoria, capacitação e fortalecimento profissional para que mulheres desenvolvam suas habilidades e alcancem posições de influência.
Com programas de formação, parcerias internacionais e ações que incentivam lideranças, o objetivo do programa é aumentar a presença feminina em cargos superiores, incentivar ambientes inclusivos e ampliar a voz das mulheres dentro do setor.