Bia Garbato é escritora, publicitária e autora do livro “Bipolar, sim. Louca, só quando eu quero”. Nasceu no Rio de Janeiro em 1981, e cresceu na cidade de São Paulo. A jornalista foi diagnosticada com o Transtorno Bipolar, e desde então fala sobre o assunto com propriedade.
No seu livro “Bipolar, sim. Louca, só quando eu quero”, a escritora traz as dores e as delícias de lidar diariamente com essa condição, que não a faz menos humana por isso, pelo contrário, a deixa mais livre para ser quem é!
Para além dos tratamentos médicos, cuidar e zelar pelo próximo é questão fundamental nos tempos em que as doenças mentais disparam e fazem cada vez mais vítimas. A escritora reforça isso em seu livro, onde com um tom leve e humorado, conta causos e angústias que viveu.
“É a doença que mais mata por suicídio no mundo, o Transtorno Bipolar”. Bia coloca também em destaque o amparo que se deve ter diante da saúde mental. Segundo dados da FioCruz, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.
Uma conversa que traça muitas perspectivas interessantes e importantes acerca de um tema em que ainda se discorre um grande preconceito por parte da sociedade. Bia leva ao Retrogosto muitos ensinamentos e lições de vida, de forma leve e cativante.
Assista ao episódio completo no youtube!
Centro de Valorização da Vida:
Horário de atendimento por telefone – Tel: 188
Disponível 24 horas
Veja Também
A comunicação como protagonista: a jornada de Jo Ribeiro
Ana Lisboa: fundadora do Movimento Feminino Moderno e CEO do Instituto Conhecimentos Sistêmicos
O exercício pleno da atuação, com Bruno Fagundes
A tristeza como precursora da verdade: a aceitação da frustração, com Juliana Arabage
“A morte é igual a vida vista por outra consciência”, Heloísa Périssé e a fé na jornada