Minha convidada de hoje é Fátima Macedo, psicóloga, SEO da mental clean, e psicóloga especialista em saúde mental e no trabalho, além disso é membro fundadora do Grupo de saúde mental e psiquiatria do trabalho (SAMPO).
Falar de saúde mental me fascina, ainda mais quando se trata de saúde mental no trabalho, onde muita gente confunde com o famoso RH, e ter um ambiente de trabalho preparado para lidar com a saúde mental do trabalhador é incrível, por isso trouxe essa querida para falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
“A pandemia, a gente costuma falar que ela acabou antecipando ai, 5 anos, ou mais até tornando a pauta obrigatória praticante” disse a psicóloga.
A Mental Clean empresa de Fátima, iniciou suas atividades em 2004 diante da necessidade empresarial de um trabalho especializado e diferenciado em Saúde Mental e Emocional e desenvolvimento pessoal. Mas mesmo com um amplo trabalho sendo feito nas empresas, ainda assim é visto uma curva crescente de adoecimento.
Esse episódio está especial em um momento tão delicado como ao que nos encontramos hoje, um mundo tecnológico, com modelos diferentes de trabalho.
A saúde mental de mulheres em ambientes corporativos também foi pauta do nosso papo:
“A violência contra a mulher a gente sabe que é um grande problema no pais, o número de feminícidio, as agressões, o tipo de violência, quando a Luiza teve um problema dentro da Magalu, ela foi surpreendida com um feminicídio, nós ja estamos falando do tema no grupo Mulheres do Brasil, e ai ela vivencia uma grande dor na Magalu, ela montou um comitê que começou a discutir esses problemas, e essas pautas, e ela me chamou pra ver se eu poderia fazer esse trabalho dentro da empresa, e foi uma oportunidade incrível, a mental clean faz esse trabalho há 7 anos, mais de 1200 mulheres atendidas, 0 feminicídio” comentou Fátima.
Assista esse episódio completo, e saiba tudo sobre saúde mental em empresas.
O podcast é produzido pela Axon Content em distribuição com a OLA PODCASTS e parceria com a arquiteta Cris Moura, EcoSimple e Armazém Decoração Afetiva.
Veja Também
A comunicação como protagonista: a jornada de Jo Ribeiro
Ana Lisboa: fundadora do Movimento Feminino Moderno e CEO do Instituto Conhecimentos Sistêmicos
O exercício pleno da atuação, com Bruno Fagundes
A tristeza como precursora da verdade: a aceitação da frustração, com Juliana Arabage
“A morte é igual a vida vista por outra consciência”, Heloísa Périssé e a fé na jornada