Podemos nos irritar com facilidade, o mundo fica cinza ou nós é que não o toleramos, vem a sensação de que nada está dando certo, tristeza, raiva, vontade de chorar. Em mais de 30 anos de profissão já vi de tudo, e de alguns casos, muito impactantes, não esqueci. 

Como de uma cliente querida, uma ilustre cientista que tinha tensões pré-menstruais tão violentas que, no dia da defesa de doutorado, diante de uma pergunta singela, xingou a banca de nomes bem perversos e se retirou sem pestanejar. Consegui testemunhar a seu favor na universidade, expliquei a gravidade do caso e depois ela voltou a defender a tese.

Outra cliente de TPM, ao experimentar seu vestido de noiva, achou que não estava nada adequado – e não apenas rasgou a roupa como também o vestido da mãe que estava com ela. Impossível também esquecer de uma amiga que, depois de um ano de espera para um encontro amoroso, acabou marcando justo para a semana antes da menstruação – acabou não contendo o choro no carro, a discussão por causa do estacionamento e, por fim, acabou abandonando o restaurante aos prantos.

Então cuide-se. Tente não marcar nenhuma audiência de emprego, divórcio, nada de muito importante para esses dias. É essencial que as pessoas percebam você como é, não precisa ser todo dia a cara do Pirlimpimpim. Em alguns momentos vai estar mais introvertida ou preocupada – isso faz parte de você. 

Conheça seus ciclos e aprenda a se proteger neste período, faça sim uma blindagem. Avise as pessoas que você ama, seus filhos, sua/seu paquera, avise que em alguns dias do mês você não será toda simpatia e toda comunicativa. Talvez fique com menos desejo sexual, menos tesão pelas coisas, menos vontade de se arrumar.
Reconhecer-se é uma forma de lutar e aceitar a situação.

 

TPM seria um recurso expressivo do seu corpo? Por que estes sintomas ocorrem?

A cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente do dia anterior e diferente do dia seguinte. Humor feminino também oscila de um dia para outro. Podemos apontar três causas:

1ª causa: Na segunda metade do ciclo menstrual ocorre aumento do nível da progesterona e a queda do estrogênio. A progesterona retém líquidos, o que acarreta o aumento das prostaglandinas, causando o inchaço no corpo. A queda de estrogênio provoca vasodilatação e, portanto, mais possibilidades de dor de cabeça. Nos dias próximos da menstruação o estrogênio e a progesterona ficam baixíssimos. 

2ª causa: A TPM provoca alteração da serotonina, que é uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas: quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes; quando está baixo, como costuma acontecer nos dias antes da menstruação, ficamos tristes, raivosas e sem energia.

3ª causa: Em função da sensibilidade da mulher, de sua genética e hereditariedade, os sintomas podem ser maiores.

Então, tente conhecer seu ciclo da melhor forma. Para calcularmos o possível período da tensão pré-menstrual devemos dividir o ciclo em três. Por exemplo: do primeiro ao 10º dia, do 11º ao 20º e a última etapa, do 18º até o dia da menstruação, onde poderá ocorrer a tensão pré-menstrual. 

Comece a anotar estes momentos e, principalmente, a identificar a semana anterior à menstruação. Nestes dias evite fazer grandes realizações, decidir um negócio, ou marcar uma importante reunião de trabalho. Os primeiros 20 dias do ciclo são os melhores, nos últimos sete dias procure descansar, se divertir, aproveite para não fazer nada, siga seu organismo. 

Se você estivesse gripada ou tivesse machucado a perna, por exemplo, você iria andar mais devagar. Então trate essa fase como se tivesse uma gripe passageira e precisasse se cuidar mais. Aceite suas limitações.

Quando os homens estão com alguma doença, resfriado ou dor de cabeça, não fazem qualquer esforço além do que eles acham que devam fazer – quando você estiver com TPM, prepare-se. É legítimo, você também tem esse direito.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.